Contribuicoes da Fonoaudiologia a Praxis Psicopedagogia
Autor(es):
Santiago, Aline Maria de Melo
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2012
Resumo:
Este trabalho é um relato das contribuições da Fonoaudiologia à práxis psicopedagógica no tocante a uma correta avaliação das dificuldades de aprendizagem relacionadas à aquisição da leitura e escrita, bem como as propostas interventivas que são sugeridas com a finalidade de serem aplicadas de acordo com o diagnóstico específico realizado pelos profissionais fonoaudiólogos que são psicopedagogos. Tendo como suporte teórico os estudos de Piaget, Vygotsky, Ferreiro & Teberosky, dentre outros psicolinguistas, autores e teóricos da Fonoaudiologia e da Psicopedagogia como Sônia Moojen. Este estudo fora motivado após constatação da complementação de uma área a outra pela autora do trabalho em questão, enquanto aluna do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional que percebeu que além da proximidade, existe também afinidade entre as duas áreas, o que resultou numa admiração por estes profissionais que conduzem com tamanha dedicação, empenho e responsabilidade suas funções. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, ocasião esta em que foram entrevistados os profissionais fonoaudiólogos que são psicopedagogos.
Palavras – chave: Fonoaudiologia. Psicopedagogia. A Relação entre Linguagem e Aprendizagem. Dificuldades de Aprendizagem - Leitura e Escrita. Instrumentos de Intervenção Fonoaudiológica e Psicopedagógica.
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Santiago, Aline Maria de Melo. Contribuicoes da Fonoaudiologia a Praxis Psicopedagogia. 2012. 126 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 23 de abril de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1