Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Contribuicoes da Fonoaudiologia a Praxis Psicopedagogia

Autor(es):
Santiago, Aline Maria de Melo

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
Este trabalho é um relato das contribuições da Fonoaudiologia à práxis
psicopedagógica no tocante a uma correta avaliação das dificuldades de
aprendizagem relacionadas à aquisição da leitura e escrita, bem como as propostas
interventivas que são sugeridas com a finalidade de serem aplicadas de acordo com
o diagnóstico específico realizado pelos profissionais fonoaudiólogos que são
psicopedagogos. Tendo como suporte teórico os estudos de Piaget, Vygotsky,
Ferreiro & Teberosky, dentre outros psicolinguistas, autores e teóricos da
Fonoaudiologia e da Psicopedagogia como Sônia Moojen. Este estudo fora motivado
após constatação da complementação de uma área a outra pela autora do trabalho
em questão, enquanto aluna do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica
e Institucional que percebeu que além da proximidade, existe também afinidade
entre as duas áreas, o que resultou numa admiração por estes profissionais que
conduzem com tamanha dedicação, empenho e responsabilidade suas funções. A
metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, ocasião esta
em que foram entrevistados os profissionais fonoaudiólogos que são
psicopedagogos.

 

Palavras – chave: Fonoaudiologia. Psicopedagogia.  A Relação entre Linguagem e
Aprendizagem. Dificuldades de Aprendizagem - Leitura e Escrita. Instrumentos de
Intervenção Fonoaudiológica e Psicopedagógica.

 

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Santiago, Aline Maria de Melo. Contribuicoes da Fonoaudiologia a Praxis Psicopedagogia. 2012. 126 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 23 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1