Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Cartografia das Relacoes de Saber/Poder, na Formacao de Professores de Matematica, nas Universidades

Autor(es):
Pontello, Luiza Santos

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
Nesse trabalho busca-se descortinar as relações de saber/poder presentes no ensino da Matemática, analisando os percursos de formação, da prática e da constituição dos saberes dos professores que trabalham os conteúdos de ensino da Matemática nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática, nas universidades públicas de Fortaleza. Com o intuito de identificar as relações de saber/poder existentes, são cartografadas as trajetórias de formação, constituição de saberes e prática dos formadores que trabalham os conteúdos de ensino da Matemática, identificando os elementos comuns nesse desenho, descortinando a existência, ou não, de discursos e verdades compartilhados por eles (FOUCAULT, 2007). A escolha da cartografia como método de trabalho se deveu à compreensão de que cartografar uma trajetória vai além de desenhar uma realidade estática - cartografar é descrever procedimentos, delinear escolhas, compreender, através do conhecimento dos processos e das trajetórias pessoais como, porquê e para quê os professores pesquisados chegaram ao lugar que hoje ocupam. A cartografia é, pois, para os cartógrafos, um desenho que acompanha e se faz ao mesmo tempo em que os movimentos de transformação da paisagem acontecem (ROLNIK, 1989). Para análise das relações de saber/poder, a pesquisa estruturou-se nos estudos de Michel Foucault (2007) sobre o discurso e a instituição dos valores de verdade constituindo os espaços de saber-poder, tendo em vista que a constituição de campos de saber pressupõe a existência de relações de poder (FOUCAULT, 2007). Como suporte para o estudo da trajetória de formação, dos saberes e da prática dos professores pesquisados, a pesquisa referenciou-se, principalmente, em estudos de Maurice Tardif (2006). Parte-se, assim, do pressuposto de que essas três categorias - formação, saberes e prática - aqui separadas para estudo, apresentam-se imbricadas na constituição do arcabouço teórico-prático dos professores, sendo igualmente presentes e relevantes tanto na sua constituição profissional quanto em sua ação docente. As fontes de pesquisa constituíram-se das entrevistas dos professores e de documentos das instituições/programas de formação, como matrizes curriculares de épocas distintas, históricos dos cursos e instituições. A análise dos dados indica que os professores que trabalham com os conteúdos de ensino da Matemática nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática pesquisados, adquiriram, em sua trajetória, saberes matemáticos e saberes da educação, que podem ou não ter sido obtidos nas instituições formativas. Segundo eles, amalgamar esses saberes, que consideram necessários à sua prática, constituiu o saber que mobilizam em sua ação docente. Outro resultado encontrado é que, quanto às relações de saber/poder, os docentes reconhecem a autoridade daqueles com quem compartilham o discurso de verdade, mesmo que não atuem nos referidos cursos.
Palavras-chave: Saberes Docentes, Ensino de Matemática, Formação de Professores, Relação Saber/Poder

Abstract:
This work aims to uncover the relations of power/knowledge present in the teaching of Mathematics, analysing the ways of formation, practice and constitution of teachers' knowledge who work the teaching contents of Mathematics in the courses of Pedagogy and Mathematics, in the public universities of Fortaleza. With the intention of identifying the relations of power/knowledge existent; the trajectories of formation, the constitution of knowledges and the practice of the trainers who work the teaching contents of Mathematics are mapped, identifying the common elements of these aspects, uncovering the existence, or not, of speeches and truths shared by them (FOUCAULT, 2007). The choice of mapping as a work method was due to the comprehension that mapping a trajectory goes beyond drawing a static reality – to map is to describe procedures, outline choices, comprehend, through the knowledge of the processes and of the personal trajectories how, why and for what the surveyed teachers have came to the place they nowadays occupy. Mapping is, therefore, for the cartographers, a drawing that follows and that it is made at the same time that the movements of the transformation of the landscape happen (ROLNIK, 1989). For the analysis of the relations of knowledge/power, the survey was structured by the studies of Michel Foucault (2007) that talk about the discourse and the institution of the real values constituting the spaces of knowledge/power, considering that the constitution of fields of knowledge assumes the existence of relations of power (FOUCAULT, 2007). As a support for the study of the trajectory of formation, for the knowledges and the practice of surveyed teachers, the survey references, mainly, on the studies of Maurice Tardif (2006). The assumption that these three categories – formation, knowledges and practice – here separated for study, are presented imbricated in the constitution of the theorical-practical outline of the teachers, being equally present and relevant in their professional constitution as in their teaching. The research sources are composed by the teachers' interviews and the documents of institutions and programs of formation, as curriculum matrices of dinstinct ages, historic of courses and institutions. The analysis of data indicates that, the teachers who work with the teaching contents of Mathematics in the courses of Pedagogy and Mathematics researched, acquired, in their trajectory, mathematical knowledges and of education, that may or not have been gotten on training institutions. According to them, to synthetize these knowledges, which are considered necessary to their practice, is to constitute the knowledge in their teaching. Another result found was that, as to the relations of knowledge/power, the teachers recognize the authority of those with whom they share the truth speech, even if they don't act in the referred courses.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Pontello, Luiza Santos. Cartografia das Relacoes de Saber/Poder, na Formacao de Professores de Matematica, nas Universidades. 2009. 142 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 13 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1