Os Efeitos da Instrucao Explicita em Fonologia na Producao e Percepcao de Consoantes da Lingua Ingle
Autor(es):
Rocha, Aratuza Rodrigues Silva
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2012
Resumo:
Neste trabalho, investigamos os efeitos da instrução explícita em fonologia na produção e percepção de sons consonantais de palavras da língua inglesa ([!] - em final de palavra, ["] - em início de palavra, [s] - em encontro consonantal em início de palavra) em aprendizes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Fortaleza. Utilizamos como base teórica o conexionismo, além de estudos sobre instrução explícita, processos de transferência de L1 para L2 e consciência fonológica, dentre outros. Aplicamos pré e póstestes aos 14 participantes do grupo experimental (9º A) e aos 10 do grupo controle (9º B). O grupo experimental foi submetido a atividades de instrução explícita em fonologia da língua inglesa antes da aplicação do pós-teste. Os pré e pós-testes foram constituídos por cinco tarefas: identificação de similaridade sonora, identificação de rima, produção oral por meio da leitura, síntese de unidades intrassilábicas e segmentação de unidades intrassilábicas. Os dados obtidos, após aplicação das tarefas, no pré e pós-teste, foram submetidos à análise estatística (descritiva e inferencial). Os resultados indicam um incremento de acuracidade na produção e percepção dos sons consonantais investigados, pois, a instrução explícita em fonologia, realizada com o grupo experimental, foi eficaz para quatro das cinco tarefas aplicadas: identificação de similaridade sonora, produção oral por meio da leitura, síntese de unidades intrassilábicas e segmentação de unidades intrassilábicas. Nessas tarefas, quando comparados os resultados do pré- e pós-teste, os valores de p apontam diferenças estatisticamente significativas. No entanto, não houve diferença estatisticamente significativa entre as médias de pré e pós-teste na tarefa de identificação de rima, desse modo, verificamos que o treinamento realizado não teve influência no desempenho dos participantes em relação à habilidade dos mesmos para identificar rimas. Concluímos que: a) na maioria das tarefas aplicadas, a instrução explícita em fonologia possibilitou uma melhor produção e percepção dos sons consonantais da L2; b) o conexionismo justifica o êxito alcançado pelos participantes em relação aos sons investigados, uma vez que o input linguístico experienciado pelos participantes, apresentado por meio de instrução explícita em fonologia, ocasiona a formação de sinapses neuroniais que podem contribuir para o processamento das informações necessárias à percepção e à produção dos sons da L2. Palavras-chave: conexionismo. instrução explícita. consciência fonológica. língua inglesa.
Abstract:
In this work, it was investigated the explicit instruction effects for phonology in production and perception of consonant sounds in English words ([!]-in the end of word, ["]-in the beginning of word, [s]-in consonant cluster in the beginning of word) for students in the 9th grade of primary school of a public school in Fortaleza. It was used connectionism as theoretical base, besides that, studies about explicit instruction, transfer processes from L1 to L2 and phonological awareness, among others. It was applied pre e post-tests for 14 participants of experimental group (9º A) and for 10 participants of control group (9º B). The experimental group was submitted to explicit instruction activities in English language phonology before applying post-test. The pre and post-tests consisted of five tasks (identification task of sound similarity; task of rhymes identification; oral production task through reading; synthesis task of intra-syllabic units; segmentation task of intra-syllabic units). The data obtained after applying tasks, in pre- e post-test, were submitted to statistical analysis (descriptive and inferential). The results indicated an increment of accuracy in production and perception of the investigated consonant sounds; because the phonological training, by using explicit instruction, was effective in the four tests: identification task of sound similarity; oral production task through reading; synthesis task of intra-syllabic units; segmentation task of intra-syllabic units. In these tasks, when comparing pre and post-test results, the values for p pointed out differences statistically significant. However, for the task of rhymes identification there was not difference statistically significant between pre and post-test mean. This implied that the training had no influence in participants’ performance in relation to the ability of identifying rhymes. It was concluded that: a) In the majority of tasks, the explicit instruction for phonology allowed a better production and perception of L2 consonant sounds; b) connectionism justified the success of the students in dealing with the three investigated sounds, once the linguistic input experienced by the participants, presented through explicit instruction in phonology, causes the formation of neuronal synapses that can contribute for processing information, which is necessary for perception and production of L2 sounds. Keywords: connectionism. explicit instruction. phonological awareness; English language.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Rocha, Aratuza Rodrigues Silva. Os Efeitos da Instrucao Explicita em Fonologia na Producao e Percepcao de Consoantes da Lingua Ingle. 2012. 189 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1