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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Formacao do Fisioterapeuta e Sua Pratica no Sistema Unico de Saude: Um Estudo das Representacoes Soc

Autor(es):
Rosa, Lianna Ramalho de Sena

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
O objetivo geral da presente dissertação foi apreender como se dá a formação do
profissional Fisioterapeuta para atuação no Sistema Único de Saúde na perspectiva
do discente e do docente conformado pelas representações sociais. Trata-se de um
estudo de multimétodos. O cenário da pesquisa de campo situou-se em duas
universidades, localizadas nos municípios de Fortaleza, no Ceará, e Teresina, no
Piauí. Nesses espaços, ocorre a formação acadêmica dos discentes de Fisioterapia,
para futura atuação no Sistema Único de Saúde. Na pesquisa de campo, nove
discentes do primeiro ano e nove discentes do último ano da graduação em
Fisioterapia responderam o questionário sociodemográfico e treze docentes
responderam a uma entrevista em profundidade. Os conteúdos da entrevista foram
apreendidos e analisados pela Análise Lexical do software Alceste, por meio do
procedimento padrão. Os resultados foram discutidos à luz da literatura
especializada, indicando bastante convergência dos achados. Demonstraram que as
representações sociais dos fisioterapeutas são objetivadas na reabilitação e na
fragilidade da formação para o SUS. Os participantes percebem sua atuação nos
três níveis de atenção à saúde, veem a importância do trabalho em equipe e têm
expectativas para a sua atuação, porém estes achados encontram-se distanciados
da formação acadêmica voltada para o modelo de atenção à saúde, regido pelo
SUS, processo que vem se modificando com as novas diretrizes curriculares para o
curso de graduação em Fisioterapia e que num futuro próximo possibilitarão um
reorganização do processo ensino-aprendizagem, mudanças de conteúdo disciplinar
e avanços das estratégias de ensino para o trabalho no SUS.
Palavras-chave: Formação. Fisioterapia. Sistema Único de Saúde. Saúde Coletiva.
Representações sociais.

Abstract:
The general aim of this thesis was to understand how is the training of professional
Physiotherapist to work in the National Health System in the perspective of the
student and the teacher resigned on social representation. This is a study of
multimétodos. The scenario of fieldwork stood at two universities located in the cities
of Fortaleza, Ceará, and Teresina, Piauí. In these areas, there is the academic
formation of Physiotherapy students for future work in the National Health System In
field research, nine students of first year students and nine of the last year of
undergraduate Physiotherapy answered a sociodemographic questionnaire and
thirteen teachers answered an in depth interview. The contents of the interview were
seized and analyzed by the software Alceste Lexical Analysis, through the standard
procedure. The results were discussed in light of the literature, indicating fairly
convergence of findings. Demonstrated that social representations of
physiotherapists are objectified in rehabilitation and training for the fragility of SUS.
Participants see their performance in the three levels of health care, they see the
importance of teamwork and have high expectations for their performance, but these
findings are distanced from the academic oriented model of health care, governed by
SUS process that has been modified with the new curriculum guidelines for
undergraduate degree in Physiotherapy in the near future and that will enable one
reorganization of the teaching-learning, content changes and advances disciplinary
teaching strategies to work in SUS.
Descriptors: Training. Physiotherapy. Unified Health System Health. Social
representations.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Rosa, Lianna Ramalho de Sena. Formacao do Fisioterapeuta e Sua Pratica no Sistema Unico de Saude: Um Estudo das Representacoes Soc. 2012. 80 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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