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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Entre o Piano e o Violao: a Modinha e a Cultura Popular em Fortaleza (1888-1920)

Autor(es):
Martins, Ana Luiza Rios

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
O gênero modinha cresceu numa época em que se buscava, urgentemente, uma ideia de
identidade nacional que, com a abolição da escravidão e com a proclamação da República,
ganhou um novo enfoque perante a intelectualidade brasileira, traduzindo-se em ideias como
as de Sílvio Romero que defendia o “branqueamento” racial e cultural do Brasil através da
miscigenação. Dessa forma, a modinha foi uma forma aparentemente despretensiosa de forjar
a união passível entre brancos e negros. Assim, buscamos discutir essa aparente despretensão
mostrando diversos conflitos que se manifestaram nas diferentes apropriações da cultura
popular através de duas formas de se fazer modinha, uma ao piano e outra ao violão de 1888 a
1920. Com relação à temática, eram recorrentes em ambos os casos o uso de assuntos
referentes ao meio, à raça e ao folclore. No entanto, nas modinhas ao piano de Alberto
Nepomuceno, Branca Rangel e do letrista Juvenal Galeno, foram encontradas a exaltação do
mestiço, o elogio às zonas rurais e à ingenuidade do homem do campo, enquanto nas
modinhas ao violão de Ramos Cotôco, Teixeirinha e Carlos Severo, foram realçadas as
imagens do populacho, considerado costumes e práticas menores, enfatizando os problemas
urbanos dos trabalhadores formais e informais, a exaltação do negro e do mestiço, a ojeriza ao
“burguês”; mas com um tom de jocosidade e pilhéria.   

 

Palavras Chave: Cultura Popular; Modinha; Disputa.  

 

Abstract:
The genre little fashion, protoformer urban popular music, grew up in a time when urgently
sought a sense of national identity that, with the abolition of slavery and the proclamation of
the Republic, won a new direction before the Brazilian intellectuality, translating into ideas
such as Sílvio Romero, who advocated the "whitening" of racial and cultural Brazil through
miscegenation. Seeks to discuss this apparent unpretentiousness with regard to the use of the
subject of race, middle and folklore from different appropriations of popular culture through
the ballroom little fashion and seresteira, piano and guitar, produced in Fortaleza between the
years from 1888 to 1920. It is noticed that while Alberto Nepomuceno and Branca Rangel, the
verses of Juvenal Galeno, embodied the idea of popular supported in German Romanticism,
which brought a sense of "naive spontaneity" and anonymity regarding rural and man of the
field; Ramos Cotôco, Teixeirinha and Carlos Severo, under the influence of the bohemian
lifestyle, characterized by the lack of concern with respect to material and social conventions,
appropriated the popular tied to urban areas and the problems of representing workers,
especially blacks and mestizos from of satire and comedy.

 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Martins, Ana Luiza Rios. Entre o Piano e o Violao: a Modinha e a Cultura Popular em Fortaleza (1888-1920). 2012. 245 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

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