O que Sabem sobre Pesquisa Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?
Autor(es):
Araujo, Sandra Regina Pires de
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2012
Resumo:
Este estudo, intitulado ‘O que sabem sobre pesquisa professores dos Anos Iniciais do ensino Fundamental?’ desenvolvido no Curso de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual do Ceará, apresenta como objetivo central investigar os saberes em pesquisa constituídos e mobilizados por professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como sua contribuição para o desenvolvimento profissional desses docentes. O problema de pesquisa está configurado na seguinte indagação: o que sabem sobre pesquisa os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que atuam na rede pública de ensino? Trata-se de uma investigação fundamentada numa abordagem qualitativa de pesquisa com suporte metodológico na etnometodologia, desenvolvida em duas escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza com a participação de quatro professoras atuantes em turmas dos Anos Inicias do Ensino Fundamental. A coleta de dados teve início na Secretaria Municipal de Educação com o levantamento das escolas que atendem aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visando a seleção de duas, dentro dos critérios estabelecidos, para serem o lócus da investigação. Em seguida realizamos entrevistas semiestruturada e observações não participantes, ambas realizadas no ambiente de atuação das professoras colaboradoras. A entrevista antecedeu observação e teve como objetivo conhecer as concepções e saberes das professoras sobre pesquisa. As observações das aulas visaram caracterizar como os saberes constituídos como pesquisa pelas professoras eram mobilizados em sua prática profissional, enquanto a observação do ambiente escolar buscou conhecer os espaços e as condições de trabalho oferecidas a elas. A análise mostrou que as professoras compreendem pesquisa com uma acepção acadêmica, como algo destinado para a universidade, para professores universitários, sendo este um legado da formação profissional que obtiveram. Os relatos evidenciaram que as professoras detém saberes diversos sobre pesquisa, tais como: domínios conceituais e práticos relacionados aos fundamentos da pesquisa científica, à habilidades de leitura de textos científicos, de elaboração de projeto de pesquisa e de referências bibliográficas. Porém, as observações mostraram que a mobilização de tais saberes ainda é algo distante de suas práticas. Alguns ensaios nesse sentido foram presenciados, contudo mostraram-se como atividades esporádicas, sem intenção de promover uma prática orientada para o desenvolvimento da postura investigativa os alunos. A falta de uma formação continuada que ajude as professoras a perceberem a pesquisa como algo possível de fazer parte de sua prática pedagógica, bem como a desvalorização da profissão docente, os baixos salários e uma carga horária excessiva de trabalho, são aspectos que precisam ser considerados caso se deseje, de fato, uma atuação docente diferenciada nas escolas.
Palavras chave: Saberes em pesquisa. Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Formação docente.
Abstract:
This study, entitled "What teachers know about research first years of elementary education? 'Developed at the Academic Master's Degree in Education from the State University of Ceará, has as its main objective in research investigating the knowledge constituted and mobilized by teachers in the Early Years Elementary School, as well as its contribution to the professional development of teachers. The research problem is set in the following question: what teachers know about searching the first years of elementary school who work in public schools? This is an investigation based on a qualitative research approach with methodological support in ethnomethodology, developed in two schools in the municipal school of Fortaleza with the participation of four teachers working in groups of Years You start of elementary school. Data collection began in the Municipal Department of Education to survey the schools that meet the first years of elementary school in order to select two, within the established criteria, to be the locus of research. Then we conducted semi-structured interviews and observations do not participants, both held in the environment of teachers' performances collaborators. The preceding observation and interviews aimed to identify the concepts and knowledge of teachers about research. Observations of lessons aimed at characterizing how knowledge acquired as research by teachers were mobilized in their professional practice, while the observation of the school sought to know the space and working conditions offered to them. The analysis showed that the teachers understand research with an academic sense, as something destined for the university to university professors, which is a legacy of training they have obtained. The reports showed that many teachers hold knowledge about research, such as: domains related to the conceptual and practical foundations of scientific research, the reading skills of scientific texts, the project design and research references. However, observations showed that the mobilization of such knowledge is still some distance away from their practices. Some tests were witnessed in this direction, but showed activity as sporadic, with no intention of promoting a practice oriented to the development of investigative attitude students. The lack of an ongoing education to help teachers realize the research as something possible to do part of their practice as well as the devaluation of the teaching profession, low wages and excessive hours of work are aspects that must be considered if desired, in fact, a differentiated teaching practice in schools. Keywords: Knowledge in research. Professor of Early Years of Elementary Education. Teacher Training
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Araujo, Sandra Regina Pires de. O que Sabem sobre Pesquisa Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 17 de maio de 2024
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