Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O que Sabem sobre Pesquisa Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?

Autor(es):
Araujo, Sandra Regina Pires de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
Este estudo, intitulado ‘O que sabem sobre pesquisa professores dos Anos Iniciais do ensino
Fundamental?’ desenvolvido no Curso de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade
Estadual do Ceará, apresenta como objetivo central investigar os saberes em pesquisa constituídos e
mobilizados por professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como sua contribuição
para o desenvolvimento profissional desses docentes. O problema de pesquisa está configurado na
seguinte indagação: o que sabem sobre pesquisa os professores dos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental que atuam na rede pública de ensino? Trata-se de uma investigação fundamentada
numa abordagem qualitativa de pesquisa com suporte metodológico na etnometodologia,
desenvolvida em duas escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza com a participação de
quatro professoras atuantes em turmas dos Anos Inicias do Ensino Fundamental. A coleta de dados
teve início na Secretaria Municipal de Educação com o levantamento das escolas que atendem aos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visando a seleção de duas, dentro dos critérios estabelecidos,
para serem o lócus da investigação. Em seguida realizamos entrevistas semiestruturada e
observações não participantes, ambas realizadas no ambiente de atuação das professoras
colaboradoras. A entrevista antecedeu observação e teve como objetivo conhecer as concepções e
saberes das professoras sobre pesquisa. As observações das aulas visaram caracterizar como os
saberes constituídos como pesquisa pelas professoras eram mobilizados em sua prática profissional,
enquanto a observação do ambiente escolar buscou conhecer os espaços e as condições de trabalho
oferecidas a elas. A análise mostrou que as professoras compreendem pesquisa com uma acepção
acadêmica, como algo destinado para a universidade, para professores universitários, sendo este um
legado da formação profissional que obtiveram. Os relatos evidenciaram que as professoras detém
saberes diversos sobre pesquisa, tais como: domínios conceituais e práticos relacionados aos
fundamentos da pesquisa científica, à habilidades de leitura de textos científicos, de elaboração de
projeto de pesquisa e de referências bibliográficas. Porém, as observações mostraram que a
mobilização de tais saberes ainda é algo distante de suas práticas. Alguns ensaios nesse sentido
foram presenciados, contudo mostraram-se como atividades esporádicas, sem intenção de promover
uma prática orientada para o desenvolvimento da postura investigativa os alunos. A falta de uma
formação continuada que ajude as professoras a perceberem a pesquisa como algo possível de fazer
parte de sua prática pedagógica, bem como a desvalorização da profissão docente, os baixos
salários e uma carga horária excessiva de trabalho, são aspectos que precisam ser considerados
caso se deseje, de fato, uma atuação docente diferenciada nas escolas.   

 

 

 

Palavras chave: Saberes em pesquisa. Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Formação docente.

Abstract:
This study, entitled "What teachers know about research first years of elementary education?
'Developed at the Academic Master's Degree in Education from the State University of Ceará, has as
its main objective in research investigating the knowledge constituted and mobilized by teachers in the
Early Years Elementary School, as well as its contribution to the professional development of
teachers. The research problem is set in the following question: what teachers know about searching
the first years of elementary school who work in public schools? This is an investigation based on a
qualitative research approach with methodological support in ethnomethodology, developed in two
schools in the municipal school of Fortaleza with the participation of four teachers working in groups of
Years You start of elementary school. Data collection began in the Municipal Department of Education
to survey the schools that meet the first years of elementary school in order to select two, within the
established criteria, to be the locus of research. Then we conducted semi-structured interviews and
observations do not participants, both held in the environment of teachers' performances
collaborators. The preceding observation and interviews aimed to identify the concepts and knowledge
of teachers about research. Observations of lessons aimed at characterizing how knowledge acquired
as research by teachers were mobilized in their professional practice, while the observation of the
school sought to know the space and working conditions offered to them. The analysis showed that
the teachers understand research with an academic sense, as something destined for the university to
university professors, which is a legacy of training they have obtained. The reports showed that many
teachers hold knowledge about research, such as: domains related to the conceptual and practical
foundations of scientific research, the reading skills of scientific texts, the project design and research
references. However, observations showed that the mobilization of such knowledge is still some
distance away from their practices. Some tests were witnessed in this direction, but showed activity as
sporadic, with no intention of promoting a practice oriented to the development of investigative attitude
students. The lack of an ongoing education to help teachers realize the research as something
possible to do part of their practice as well as the devaluation of the teaching profession, low wages
and excessive hours of work are aspects that must be considered if desired, in fact, a differentiated
teaching practice in schools.
Keywords: Knowledge in research. Professor of Early Years of Elementary Education. Teacher
Training
 

 

 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Araujo, Sandra Regina Pires de. O que Sabem sobre Pesquisa Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 17 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1