Educacao Biocentrica Apliada ao Processo de Letramento de Alunos do Ensino Medio da Escola Publica
Autor(es):
Holanda, Bruna Sonir Lossio Vieira
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2012
Resumo:
O letramento durante o Ensino Médio tornou-se algo habitual, pois os alunos da escola pública chegam com extrema dificuldade em ler e interpretar textos indicados para a faixa etária desses alunos. Cabe, então, principalmente, ao professor de língua portuguesa realizar a tarefa de letrar e, até, alfabetizar seus alunos. Letrar vai além que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de uma totalidade onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno, da pessoa. Para que esse processo aconteça da forma mais natural e atrativa para o aluno, percebeu-se a importância de usar a Educação Biocêntrica para que a aprendizagem do aluno, bem como a do professor tivesse um valor significativo e real. Diante dessa realidade, a decisão da pesquisa se deu no sentido de contribuir com a reflexão dessa necessidade. A grande pergunta que mediou o trabalho foi: Como a Educação Biocêntrica pode colaborar para que o processo de letramento dos alunos do ensino médio de escola pública possa ser mais atrativo e significativo? As categorias de análise surgiram no contato com a realidade da pesquisa de campo, são elas: letramento e educação biocêntrica. O caminho metodológico foi o estudo experimental e bibliográfico sobre o tema combinado com a pesquisa de intervenção, onde utilizamos como técnica a coleta de dados e a realização de atividades propostas para os alunos que cursam o Ensino Médio numa escola pública. O Objetivo Geral do trabalho foi: criar possibilidades para ter a Educação Biocêntrica como mediadora do processo de letramento, apontando sua importância para a sociedade. E como Objetivos Específicos: (1) Pesquisar sobre a melhoria da leitura e escrita dos alunos do Ensino Médio de escola pública; (2) Refletir, a partir da revisão de literatura, sobre a concepção de letramento, assim como sobre suas implicações nas práticas de leitura desenvolvidas na escola; (3) Realizar atividades voltadas ao letramento dos alunos através da visão biocêntrica; (4) Analisar a leitura e escrita dos alunos; (5) Acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos a partir das práticas da Educação Biocêntrica; (6) Verificar o desenvolvimento dos alunos durante o período da pesquisa. Para realização do estudo teórico aponta-se como principais referências Cavalcante (2007), Simonetti (2005), Soares (2003), entre outros. A análise dos dados se deu a partir da observação, realização de atividades e diálogos com os alunos. Como resultado de toda a pesquisa tivemos, dentre as mais relevantes, alunos mais interessados em leitura; melhoria nos níveis de leitura e escrita, bem como a Educação Biocêntrica auxiliando o processo de ensino-aprendizagem.
The literacy during the Middle School became something usual, because the students in the public school arrive with extreme difficulty reading and interpreting texts indicated for the age group of these students. It is then mainly the Portuguese language teacher accomplish the task of letrar and even alphabetize their students. Letrar literacy goes beyond what is taught to read and write within a totality where writing and reading make sense and are part of student life, the person. For this process to happen in the most natural and attractive to students, realized the importance of using Biocentric Education for student learning, and the teacher had a real and significant value. Given this reality, the decision of the research was to contribute to the reflection of this need. The big question that mediated the study was: How Biocentric Education can contribute to the process of literacy of high school students in public schools can be more attractive and meaningful? The categories of analysis emerged in touch with the reality of field research, they are: literacy and biocentric education. The methodology was the experimental study and literature review on the topic combined with intervention research, where we use as a technique to collect data and carry out the proposed activities for students who attend high school in a public school. The general objective of the study was to: create possibilities to get Biocentric Educational as a mediator of the literacy process, indicating its importance to society. And as Specific Objectives: (1) Search on improving the reading and writing of high school students from public schools, (2) Reflect, from the literature review on the concept of literacy as well as their implications in practice reading developed at school, (3) Conduct activities aimed at literacy of students through the biocentric view, (4) analyze the students' reading and writing; (5) monitor the process of teaching and student learning from the practices of Education biocentric; (6) Check the development of students during the research period. To perform the theoretical study shows up as the main references Cavalcante (2007), Simonetti (2005), Soares (2003), among others. The analysis of data was based on the observation, conducting activities and dialogues with students. As a result of all the research we had among the most relevant, most students interested in reading, improvement in levels of reading and writing, as well as the Education Biocentric aiding the process of teaching and learning.
Holanda, Bruna Sonir Lossio Vieira. Educacao Biocentrica Apliada ao Processo de Letramento de Alunos do Ensino Medio da Escola Publica. 2012. 79 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1