Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O Desenvolvimento da Fonologia Infantil: a Aquisicao de Onsets Completos

Autor(es):
Correia, Lidia de Almeida

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
No presente estudo, procuramos investigar o desenvolvimento da fonologia infantil no que diz
respeito à aquisição de onsets complexos em língua portuguesa. Para tal, realizamos uma
pesquisa transversal de caráter descritivo e natureza quantitativa, cujos informantes foram 28
crianças procedentes da cidade de Fortaleza, cujos pais, ou pelo menos um deles, possuem
nível escolar mínimo de graduação (3º grau completo). Tais crianças foram dividas em 7
faixas-etárias e suas idades estavam entre 2 anos e 5 anos e 6 meses. Nosso estudo teve como
base a Teoria da Fonologia Natural de Stampe (1973), que propõe a noção de processos
fonológicos naturais, sendo posteriormente revista através das propostas de Ingram (1976),
Grunwell (1982) e, mais recentemente, no Brasil, Teixeira (1988, 1993, 2006, 2009). Para a
realização da pesquisa, utilizamos dois instrumentos, sendo o primeiro uma Ficha de
Identificação do Aluno, utilizada quando da escolha dos informantes, e o segundo, um
Instrumento de Testagem Fonológica, utilizado na fase de coleta de dados. Durante a coleta
de dados, cada criança informante foi submetida ao teste fonológico em questão de modo
controlado, em ambiente silencioso, tendo seus dados gravados em áudio e, posteriormente,
transcritos, tabulados e analisados. Os principais achados de nossa pesquisa apontam 1) a
elisão do segundo elemento do encontro consonantal como estratégia implementacional mais
utilizada pelas crianças na implementação do processo fonológico de simplificação do
encontro consonantal em ambos os tipos de onsets complexos pesquisados; 2) a idade entre os
4 anos e 4 anos e meio de vida é o período em que o uso das estratégias implementacionais na
aquisição de onsets complexos é descartado da fala das crianças, caracterizando a aquisição
completa de tal estrutura silábica; 3) não há diferença no ritmo aquisicional do onset
complexo do tipo C + /ɾ/ em comparação ao onset complexo do tipo C + /l/ nas faixas-etárias
investigadas; 4) não há uma posição lexical preferencial para o uso do processo fonológico de
simplificação do encontro consonantal durante a aquisição do onset complexo.
Palavras-chave: Aquisição fonológica. Onset complexo. Teoria da Fonologia Natural.

Abstract:
In the present study, we investigated the development of child phonology in relation to the
acquisition of complex onsets in Brazilian Portuguese. To meet this end, a cross-sectional
study of descriptive and qualitative nature was conducted. The informants were 28 children
from the city of Fortaleza, whose parents, or at least one of them, have at least undergraduate
grade level. Those children were divided into seven age groups and their ages were between 2
years and 5 years and 6 months. Our study was based on the Theory of Natural Phonology by
Stampe (1973), which proposes the notion of natural phonological processes. This theory was
revised by Ingram (1976), Grunwell (1982) and, more recently, in Brazil, by Teixeira (1988,
1993, 2006, 2009). For this research, we used two instruments: the first one was a Student
Identification Form, used during the selection of informants, and the second was a
Phonological Testing Instrument, used during data collection. During data collection, each
child was submitted to the referred phonological test in a controlled manner, in a quiet
environment, having their voices recorded. In a later moment, those data were transcribed,
tabulated and analyzed. The main findings of our research indicate: 1) elision of the second
element of the consonant cluster was the most frequently implementacional strategy used by
children in the realization of the investigated phonological process in both types of complex
onsets researched; 2) the age between 4 years and 4 ½ years old is indicated as being the
period in which the use of implementacional strategies for simplification of the production of
consonant clusters is eliminated from children speech; 3) there is no difference in the
acquisitional rhythm of complex onset type C + /ɾ/ compared to the complex onset type C +
/l/; 4) there is no preferred lexical position for the use of the phonological process of
consonant cluster simplification during the acquisition of complex onset.
Keywords: Phonological Acquisition. Complex onset. Theory of Natural Phonology.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Correia, Lidia de Almeida. O Desenvolvimento da Fonologia Infantil: a Aquisicao de Onsets Completos. 2012. 253 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1