Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Ciclo econômico da produção de cera da carnaúba em Limoeiro do Norte como exemplo de desenvolvimento na região

Autor(es):
Guerreiro, José Maria Nunes

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
O ciclo econômico da cera de carnaúba, é o conceito-chave. A história da economia é tão antiga quanto a população mundial. Durante todo o curso da história humana, este tempo vivido em diferentes épocas econômicas. Em todos estes momentos e épocas econômicas, houve crescimento de empresas, serviços e entendida como as necessidades básicas e / ou prioridade, embora entende-se que em nenhum momento na história da economia tenha incluído todas as reclamações inerentes à sociedade. O verdadeiro significado da etimologia, a palavra "economia" é a ciência dos fenômenos relacionados com a administração dos ativos de uma comunidade, nação ou grupo social. Geralmente, no entanto, podemos dizer que a economia é a ciência que trata da gestão dos recursos serem escassos, são também necessários ou desejados pelo homem, e, em particular o estudo do comércio, produção, distribuição e consumo de riqueza. Estende a complexidade inerente aos seres humanos para as aspirações, desejos, provas e emoção. O economista britânico Alfred Marshall disse, "todas as declarações de síntese sobre a economia são falsas, exceto, talvez isso." Ipso facto, foi escolhido em um período em que a questão está localizado, no caso de Limoeiro do Norte-Ce, está decidida a descobrir "A Economia do Ciclo de Cera de Carnaúba", entre os anos 1920-1960. É com esse objetivo, identificar, discutir e avaliar, usando o "indutivo" como o desenvolvimento que "Business Cycle", que têm um desempenho excelente, em grande parte não se importava para uma melhor distribuição da riqueza, no entanto vir a verificar um certo nível de renda. No decorrer deste trabalho foi utilizado, a Introdução, Justificativa, Objetivos, fontes documentais, um estudo sobre a inclusão da cidade de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, sendo dado o contexto da região e micro-região físicos, humanos e econômicos como a ocupação do território, a implantação de carnaúba, onde e quando sua cera é usada: o original Carnaubais floresta, as novas plantações, os tempos de ciclo histórico, o comércio de produção e estrangeiros, o seu declínio, todos os dados em Limoeiro do Norte, bem como a substituição de carnaúba para o trabalho agrícola outras, a criatividade de ser mais rentável, não só na cidade e em toda a região. Palavras-chave: Cera de Carnaúba, Economia, Limoeiro do Norte - Ce, distribuição da riqueza, concentração de renda.

Abstract:
El Ciclo Económico de la Cera de Carnaúba, es la llave del concepto. La historia de la Economia es tan vieja cuanto la población del planeta. En todo el curso de la historia de la humaniad, esta vivió momentos y diferentes épocas económicas. En todos esos momentos y épocas económicas, hubo crecimiento de las sociedades, de los servicios y de las necessidades entendidas como básicas y/o prioritárias; aunque se entienda, que en ninguna época de la historia la economia haya contemplado a todos los reclamos inherentes a la sociedad. El significado verdadero de la etimología, del término “Economía”, es la ciencia que estudia los fenómenos relativos a la administración de los bienes de uma colectividad, estado o grupo social. De una manera general, sin embargo, se puede afirmar que la Economia es la ciencia que trata de la administración de los recursos que, siendo escasos, son también necessários o son deseados por el hombre, y, y en particular del estudio de los intercâmbios, de la producción, distribución y de la consumición de la abundancia. Puesto adelante a la complejidad inherente al ser humano para las aspiraciones, los deseos, las evidencias y las emociones. El economista británico Alfred Marshall, dijo, “todas las afirmaciones sumaria sobre la Economía son falsas, excepto, quizás, esta.” Ipso facto, se eligió en un período donde una pregunta localizada, en el caso en Limoeiro do Norte-Ce, se optó en averiguar “El Ciclo Económico de la Cera de Carnaúba”, comprendida en ter los años de 1920/60. Se objetiva con eso, identificar, discutir y evaluar, utilizando el método “INDUCTIVO”, como desarrollo de aquel “Ciclo Económico”, que teniendo un funcionamiento esplendoroso, en gran parte no se preocupo en una mejor distribución de la riqueza, viniendo sin embargo, a verificar una cierta concentración de la renta. En el transcurso del trabajo, fue utilizado, la Introducción, Justificación, Objetivos, Fuentes Documentales, un estudio sobre la inserción de la ciudad de Limoeiro do Norte, en el Valle do Jaguaribe, siendo visto el contexto de la región, y micro región, características físicas, humanas, y económicas, como la ocupación del território, la implatación de la carnaúba, y en que y donde se utiliza su cera: el bosque original de carnaúbais, los plantíos nuevos, de las épocas históricas del ciclo, producción y su comercio al extranjero, su declinación, todos los datos sobre Limoeiro do Norte, así como, el reemplazo de la carnaúba por otras atividades agrícolas que están siendo mucho más rentables, no solo en la ciudad como en toda la región. Palabras claves: Cera de Carnaúba, Economía, Limoeiro do Norte-Ce, Distribución de la riqueza, concentración de la renta.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Guerreiro, José Maria Nunes. Ciclo econômico da produção de cera da carnaúba em Limoeiro do Norte como exemplo de desenvolvimento na região. 2010. 131 f. Tese (Doutorado em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1