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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Elementos essenciais para o enfermeiro realizar prática educativa aos pacientes submetidos à angioplastia

Autor(es):
Carvalho, Luciana Vieira de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
As doenças cardiovasculares (DCV) são responsáveis pelos elevados índices de morbimortalidade populacional. Dentre as DCV destacam-se as doenças da artéria coronariana (DAC). Como tratamento invasivo para as DAC têm-se a angioplastia e o não-invasivo têm-se as atividades educativas, as quais são ações fundamentais para o controle da doença e prevenção de suas complicações. O enfermeiro destaca-se como agente disseminador e implementador de orientações de saúde, sensibilizando o indivíduo para modificação do estilo de vida. A pesquisa tem como objetivo levantar na literatura científica os elementos essenciais para o enfermeiro realizar prática educativa aos pacientes com DAC submetidos à angioplastia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada nos periódicos científicos, livros da área de enfermagem, trabalhos acadêmicos, dentre outros relevantes para a prática educativa. Os dados coletados foram analisados em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Como resultados, encontrou-se que o enfermeiro deve desenvolver competências pessoais representadas pelos elementos essenciais tais como: conhecimento (fundamentação teórico-prática), habilidades (comunicação interpessoal, liderança) e atitudes (criatividade e inovação, senso de justiça e ética, humanização) para realizar a prática educativa de qualidade. Assim, constatou-se a importância da competência pessoal do enfermeiro e aprimoramento dos elementos essenciais que a compõe para desenvolvimento da prática educativa realizada aos pacientes angioplastados, visando seu aprendizado e sensibilização acerca da adesão a um estilo de vida saudável. 
Palavras-Chave: enfermagem, angioplastia e práticas educativas.

Abstract:
The cardiovascular diseases (CVD) are responbible for high rates of mortality population. Among the CVD stand out coronary artery diseade (CAD). Invasive treatment for CAD with angioplasty has been and the on-invasive has been educational activities, which are key actions for the control and prevention of disease and its complications. The nurse stands out as an agent disseminator and implementer health advice, sensitizing the individual to change the lifestyle. The research aims to raise the scientific literature the essential elements to achieve the educational practices nurses to patients with CAD under going angioplasty. This bibliographical research in scientific journals, books in the nursing field, scholaryy works, among others relevant to educational practice. The collected data were analyzed in three stages: pre-analysis, material exploration and processing of results. As a result, it was found that nurses must develop personal skills represented by the essential elements such as knowledge (theoretical-practical) skills (interpersonal communication, leadership) and attitudes (creativity and innovation, sence of justice and ethics, humanization) to perform quality educational practices. Thus, we confirmed the importance of personal competence of nurces and improve the essential elements that make up for the development of educational practice to place angioplasty patients, for your learning and awareness about the adherence to healthy lifestyle. 
Keywords: nursing, angioplasty and educational practices.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Carvalho, Luciana Vieira de. Elementos essenciais para o enfermeiro realizar prática educativa aos pacientes submetidos à angioplastia. 2012. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

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