Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A compreensão do fator de risco da prematuridade sob a ótica do desenvolvimento e da aprendizagem infantil

Autor(es):
Lopes, Ana Paula Viana

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
Com o progressivo aumento nos índices de sobrevivência de bebês prematuros e/ou pré-termos consequente das inovações tecnológicas na área de neonatologia, torna-se essencialmente relevante inúmeras indagações acerca das consequências atribuídas a expansão da sobrevivência desses indivíduos, frente aos aspectos dos riscos que prematuridade e o baixo peso ao nascer refletem para o desenvolvimento infantil. A identificação desses elementos de risco relacionados à precocidade fetal tem colaborado significativamente para a expansão do nascimento de crianças com dificuldade e/ou sequelas que se associam a morbidade, e que é fruto da prematuridade e o baixo peso ao nascer, pois são essas condições que determinam e interferem nos fatores de permanência do feto no útero e na qualidade do crescimento e desenvolvimento do ser. Durante todo o trabalho será abordado considerações acerca dos fatores de risco e do impacto que envolve a prematuridade e o baixo peso ao nascer para o crescimento e desenvolvimento infantil, além de analisar os possíveis comprometimentos neuropsicológicos que afligem a aprendizagem a partir dessa perspectiva. Logo, a investigação em questão alencará enfoques acerca dos benefícios que a estimulação precoce pode proporcionar como fonte de apoio as implicações e etiologias biológicas no indivíduo prematuro ao longo do seu desenvolvimento, a partir do contexto de intervenção psicopedagógica, seja de forma preventiva e/ou remediativa visando minimizar comprometimentos psicomotes, cognitivos, linguísticos e dentre outros, potencializando o desenvolvimento e a maturidade mental. Desta forma, conclui-se que este trabalho de pesquisa foi significante a medida que proporcionou vislumbrar os inúmeros contextos e especialidades em que o psicopedagogo poderá contribuir efetivamente através dos seus conhecimentos e abordagens científicas.
PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento, Prematuridade, Estimulação Precoce, Intervenção Psicopedagógica.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Lopes, Ana Paula Viana. A compreensão do fator de risco da prematuridade sob a ótica do desenvolvimento e da aprendizagem infantil. 2012. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1