Gestão democrática e participativa nas escolas públicas
Autor(es):
Ribeiro, José Wagner Silva
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2004
Resumo:
Desde 1995, temos assistido no Ceará a uma importante mudança na forma de se gerenciar a Escola Pública. Aos poucos, temos saído do antigo modelo de administração escolar baseado na figura central da diretora ou diretor, para uma progressiva construção da Gestão Educacional Democrática e Participativa, como preconiza a Constituição Federal Brasileira. Neste processo, a comunidade tem ganho mais espaço e poder de decisão, sobretudo com a cada vez mais freqüente chamada para o controle social. Este trabalho é composto por um criterioso referencial teórico, onde analisamos as idéias de diversos estudiosos na área, como BAPTISTA MACHADO, NIDELCOFF, FELIX, MORIN, ROBBINS dentre outros. Desenvolvemos pesquisas bibliográficas como forma de nos aprofundarmos no conteúdo que envolve a função social da escola, bem como o gerenciamento da democracia no espaço escolar, assim como uma visão critica sobre a burocratização do sistema escolar e pontos convergentes e divergentes para uma gestão escolar democrática, participativa e eficiente. Todos os assuntos abordados remetem para o fato de que os recursos, patrimônios e setores da escola, dependem positivamente da integração e embasamento teórico e prático da escola com toda a comunidade do corpo docente e discente em sintonia com os demais funcionários, da direção, coordenação e conselhos, todos caminhando em busca dos mesmos objetivos. A transformação de uma nova Gestão, remete para o fato de que a vida social é um fator continuo de evolução que desencadeia múltiplas possibilidades de reconstrução de velhas práticas, que se direcionam para a concretização de melhores condições de convivência e, conseqüentemente, maior êxito na prática da aprendizagem escolar.
Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Ribeiro, José Wagner Silva. Gestão democrática e participativa nas escolas públicas. 2004. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2004) - Universidade Estadual do Ceará, , 2004. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024
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