Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Autonomia no desenvolvimento da criança autista no contexto escolar

Autor(es):
Sousa, Milena Silva de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
Esta monografia trata da Autonomia no desenvolvimento da criança Autista no contexto escolar. Compreender a importância desta autonomia constitui-se fator primordial para a sua aprendizagem, e, requer compromisso, observação, vivência, conhecimento e pesquisa. Ao ingressar no ambiente escolar, muitas crianças chegam sem referências, superprotegidas pelos pais, inseguras, ansiosas, dificultando sua integração e aceitação ao âmbito escolar. Nesse contexto a criança autista se insere. O objetivo geral dessa pesquisa é compreender a autonomia no desenvolvimento da criança com autismo, facilitando esse processo por meio de atividades lúdicas. Como objetivos específicos: identificar a criança autista, conhecer o desenvolvimento da autonomia da criança autista e relatar as experiências vivenciadas pelos docentes, considerando o fazer pedagógico e a interação com o indivíduo autista. De natureza qualitativa, bibliográfica, e, por meio da observação e de entrevistas aplicadas a quatro professoras, conhecemos de perto a rotina do aluno com a Síndrome do Autismo. Essa experiência possibilitou-nos a vivência com alunos autistas e autônomos, nesse aspecto constatou-se a credibilidade no desenvolvimento da criança autista, chamando atenção do professor como ferramenta para a nossa educação e valorização das potencialidades de qualquer pessoa, independente de suas dificuldades. Considerando a Síndrome do Autismo como uma deficiência que necessita ainda de comprovações a respeito de sua origem, percebemos a importância da inclusão para o aluno autista numa escola regular, acreditando em seu potencial, tendo a certeza de que todos aprendem, a diferença é que todos aprendemos de formas diferentes. Palavras-Chave: Criança; Autismo; Autonomia; Desenvolvimento; Aprendizagem.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua vernácula.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Sousa, Milena Silva de. Autonomia no desenvolvimento da criança autista no contexto escolar. 2012. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1