Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A importância da intervenção psicopedagógica no âmbito universitário

Autor(es):
Silveira, Paula Gomes da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
A intervenção Psicopedagógica Institucional tem por objetivo investigar a identificação e a prevenção das dificuldades de aprendizagem que podem interferir na boa relação ensino-aprendizagem estabelecida pelo aprendente e o ensinante, pois atuam como fatores que impossibilitam a aquisição do conhecimento de forma saudável e consistente. Com base nessa explicação, a presente monografia teve como tema a importância da intervenção psicopedagógica no âmbito universitário. O interesse por este estudo surgiu a partir da necessidade de, como estudante do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia, conhecer melhor o trabalho do Psicopedagogo Institucional, suas competências, funções e campos de atuação, especificamente no ensino superior. A partir desta primeira motivação, veio o interesse pelo âmbito universitário, pois é a instituição escolar mais antiga do mundo, onde o educador precisa ter em mente o quanto o seu trabalho educativo fará diferença na vida de seus aprendentes. E por isso é que se faz tão importante à presença de um profissional da área da psicopedagogia institucional, pois ele contribuirá em vários níveis. O estudo do tema se configurou através de uma pesquisa de cunho empírico, de base qualitativa que utilizou a entrevista como técnica de coleta de dados, sendo realizada com professores universitários do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará, a fim de conhecer sua formação pedagógica, sua carga horária de trabalho, sua práxis em sala de aula e principalmente como ele detectava e trabalhava com as possíveis dificuldades de aprendizagem de seus alunos. O estudo foi conduzido no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará, onde pude entrevistar dois professores do curso de Letras Português Francês, um com maior tempo de trabalho e outro no inicio de carreira. Com base nas respostas obtidas e com os estudos realizados, percebeu-se que as práxis usadas em sala de aula eram similares e não havia muito participação e interesse por parte dos alunos. Além de constatar que não há apoio psicopedagógico na instituição. Palavras-chave: Intervenção Psicopedagógica. Dificuldades de Aprendizagem. Ensino Superior.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Silveira, Paula Gomes da . A importância da intervenção psicopedagógica no âmbito universitário. 2012. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1