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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A importância do brincar na intervenção psicopedagógica

Autor(es):
Pinheiro, Germânia Vieira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
Brincadeiras, brinquedos e jogos sempre estiveram presentes no cotidiano da vida infantil. As crianças ensinam que, uma das maiores qualidades do brinquedo é a sua não seriedade, pois é por meio dele que sua imaginação, fantasia, flui livremente. É através da brincadeira que a criança exercita todas as suas potencialidades, desenvolvendo seu lado social, motor e cognitivo. O seguinte trabalho tem pauta defender uma prática psicopedagógica com base em atividades lúdicas baseadas em jogos e brincadeiras. Torna-se importante o estudo do tema sobre a importância dos jogos e brincadeiras na clínica psicopedagógica, porque as atividades lúdicas são processos que envolvem o indivíduo e sua cultura, adquirindo especialidade de acordo com cada grupo. A elaboração desse trabalho contribui para repensar as atuais práticas de atividades lúdicas na clínica psicopedagógica ressaltando-se que o brincar e jogar permite às crianças reconhecer aquilo que eles já sabem, o que precisam saber e como eles podem conseguir o que desejam. Portanto, tem-se como objetivo geral desse estudo investigar as contribuições que a psicopedagogia pode proporcionar às crianças na Educação Infantil através da utilização eficiente de brincadeiras e jogos durante o processo de aprendizagem, além de entender como o ato de brincar pode contribuir para o melhor desempenho escolar das crianças, verificando como a utilização dos jogos e brincadeiras podem diminuir futuros problemas de aprendizagem. Em face dos objetivos de estudo, os referenciais teóricos foram baseados nas reflexões de Faria (1997), Kramer (2003), Freire (2002), Maluf (2005), Fonseca (2006), Malta (2010) entre outros. Esses autores apresentam concepções e perspectivas sobre a criança, infância, o brincar, os jogos e sua relevância dentro da Educação Infantil e da psicopedagogia.O bom uso de atividades lúdicas na clínica psicopedagógica contribui para que os alunos possam obter melhores resultados em seu desempenho. Porém, somente atividades lúdicas não resolvem o complexo processo educativo, elas podem auxiliar em favor de promover mudanças, buscando, por parte dos psicopedagogos interessados, promover mudanças e melhores resultados. A análise da relevância das brincadeiras nos remete a melhor refletir sobre a condição do especialista em psicopedagogia, que busca sanar os empecilhos que se situam nos rumos do aprender dos alunos.Dessa maneira, a concepção dos psicopedagogos sobre a função do brincar reflete-se em sua prática, e, consequentemente, esta prática reflete resultados positivos em seu trabalho. Assim, faz-se importante integrar a brincadeira ao processo de intervenção, o que supõe intencionalidade, objetivos e consciência da relevância dessa ação em relação ao processo de busca, a uma aprendizagem significativa. Palavras-chave: Psicopedagogia-intervenção,Brinquedo, Aprendizagem.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Pinheiro, Germânia Vieira. A importância do brincar na intervenção psicopedagógica. 2012. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

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