Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Correção redacional: prática adotada em escola particular de Acopiara-CE

Autor(es):
Barbosa, Karina Ligia Teixeira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
Correção redacional adotada pelo professor do ensino médio da escola particular Educandário Emília de Lima Pinho, no município de Acopiara-CE: esse tema procura conhecer a concepção prática de correção redacional. A abordagem metodológica utilizada foi teórica e exploratória, com a finalidade de buscar informações mediante os estudos publicados por autores como Geraldi (2006), Koch (2006;2009) e Antunes (2009) e o contato com a realidade do processo investigado. Na coleta de dados, durante a pesquisa empírica, utilizou-se de questionário com docente. A investigação revelou que, na ótica do docente, a correção redacional constitui-se enquanto um processo complexo e dicotômico, pois ao mesmo tempo em que favorece o discurso sociointeracionista, a prática, considerando o PPP da escola e o sistema de ingresso, vestibular, no ensino superior, a prática evidenciada apresenta atividades rotineiras no desenvolvimento da escrita, uma vez que este é exercido somente para demonstrar o que o sujeito aprendiz sabe escrever, o que renega o entendimento do texto como produto de um trabalho discursivo. Inclusive, em muitas práticas escolares, a constatação de que um aluno não sabe escrever um bom texto é baseado nos erros ortográficos apresentados em sua produção, limitando o educando ao uso descontextualizado da linguagem. Em contrapartida, verifica-se a importância de conceber a escrita não apenas em torno de seus elementos linguísticos e em sua forma organizacional, mas também na mobilização de um vasto conjunto de saberes de todo um contexto, como as de ordem sociocognitiva, cultural, histórica e, evidentemente, na sua reconstrução no momento da interação em sala de aula. A relevância deste estudo se coloca na tentativa de contribuir para as reflexões que vêm sendo desenvolvidas sobre as políticas educacionais na relação entre o Estado e a escola como forma de garantir maior autonomia para as unidades escolares. Palavras-chave: redação; correção; texto; docente; escola.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Barbosa, Karina Ligia Teixeira. Correção redacional: prática adotada em escola particular de Acopiara-CE. 2011. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1