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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A formação em pesquisa no exercício da docência universitária: concepções de professores

Autor(es):
Conceição, Ariádine Custódio Vieira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
Trata da „formação em pesquisa no exercício da docência do professor universitário‟. A proposta teve como objetivo central analisar as concepções dos professores sobre as contribuições das vivências em pesquisa, para a sua formação e prática profissional. De modo específico, buscou: identificar professores do curso de licenciatura em Pedagogia da UECE por grupos de titulação e características de vivência em pesquisa; conhecer o perfil social, profissional e de formação destes professores, com vivência em pesquisa; verificar junto a esse grupo de professores da Pedagogia que contribuições a vivência em pesquisa trouxe para sua prática profissional; e mapear estas contribuições nas instâncias de graduação e pós-graduação na Universidade. Trata-se de uma pesquisa apoiada na abordagem qualitativa, com utilização do método estudo de caso, que se realizou com a participação de 19 professores mestres e doutores do curso de Licenciatura em Pedagogia da UECE. Para obtenção dos dados que atenderam ao objetivo da investigação, foram utilizados como instrumentos o questionário e a entrevista. A análise do material coletado foi categorizada por temáticas relevantes ao estudo e contou com o software de análise de dados qualitativos „N Vivo 9‟. A análise do material revelou um grupo em sua maioria de professores efetivos (14), com grande parte (13) com doutorado e vinculados a atividades de pesquisa. As principais contribuições que a formação em pesquisa na graduação e na pós-graduação possibilitou aos professores está relacionada à aquisição de conhecimentos; capacidade de compreensão e elaboração de textos científicos; desenvolvimento de uma atitude investigativa; domínios de escrita e leitura; autonomia; atitudes críticas e reflexivas; e ingresso no ensino superior. O estudo mostrou pela fala dos professores que os alunos bolsistas são destaques em sala de aula e trazem contribuições preciosas para a ação do docente. A quantidade limitada de bolsas de iniciação científica, a falta de tempo, incentivo e compromissos de ordem pessoal, são dificuldades relatadas pelos professores para a realização de pesquisas. As contribuições que a vivência em pesquisa trouxe para a prática dos docentes investigados revelaram um amadurecimento advindo dessa trajetória. As principais contribuições foram: aprofundamento teórico; socialização de saberes; aprimoramento nas intervenções pedagógicas; e publicações em parceria com os pares. A „vivência em pesquisa‟, desde a formação inicial, dando seguimento na formação continuada atrelada a atividades de pesquisa em projetos e grupos de pesquisa, favorecem um conjunto de benefícios para a profissão e prática docentes. Palavras chave: Professor pesquisador. Ensino com pesquisa. Vivência em pesquisa.

Abstract:
It's 'research training in the teaching profession of the teacher.' The proposal was aimed to analyze teachers' conceptions about the contributions of experiences in research, for their training and professional practice. Specifically, we sought to identify teachers of Education degree in UECE groups titration and characteristics of experience in research, to know the social profile, and professional training of teachers with experience in research, check with this group of Pedagogy of the contributions that teachers experience in the research brought to their professional practice, and map these contributions in the instances of undergraduate and postgraduate studies at university. It is supported by a research approach using qualitative case study method, which held with the participation of 19 master teachers and doctors of the Bachelor's Degree in Education Full UECE. To obtain data that met the objective of the investigation, were used as instruments in the questionnaire and interview. The analysis of the collected material was categorized by themes relevant to the study and included with the software for qualitative data analysis 'N Vivo 9.' The material analysis revealed a group of mostly tenured teachers (14), with most (13) with a doctorate and linked to research activities. The main contributions of the research training at undergraduate and postgraduate teachers is related to the possible acquisition of knowledge, comprehension and production of scientific texts, development of an investigative attitude; areas of reading and writing, autonomy, attitudes critical and reflective, and enrollment in higher education. The study showed the teachers' speech that scholarship students are featured in class and bring valuable contributions to the action of teaching. The limited amount of scholarships for science, the lack of time, encouragement and commitment to personal, difficulties are reported by teachers to conduct research. The contributions that the experience in research has brought to the practice of teachers surveyed showed a maturity arising out of this trajectory. The main contributions were: theoretical study, socialization of knowledge, improvement in educational interventions, and publications in partnership with peers. The 'experience in research' from initial training in a follow-up activities linked to ongoing research projects and research groups favor one set of benefits for the profession and teaching practice. Keywords: Teacher researcher. Teaching with research. Experience in research.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Conceição, Ariádine Custódio Vieira. A formação em pesquisa no exercício da docência universitária: concepções de professores. 2012. 142 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 17 de maio de 2024

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