Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Proposta de um modelo baseado em mapas conceituais na construção de objetos de aprendizagem para conteúdo de geometria

Autor(es):
Aquino Junior, Francisco de Assis Ferreira de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
O veloz avanço tecnológico tem se ramificado na educação, trazendo desta maneira uma mudança em seus paradigmas. A educação à distância e as várias vertentes que dela se originam são uma prova cabal desta situação. A utilização de objetos de aprendizagem é uma aplicação muito difundida neste contexto por sua fácil adaptação a todos os atores e ferramentas que envolvem a educação à distância, aqui descreveremos os objetos de aprendizagem a partir de suas definições, características, classificação, qualidades e armazenamento. Apresentaremos também ambientes computacionais para e-learning e os padrões e ferramentas para a construção destes objetos. O presente trabalho tem a intenção de estruturar através da construção e modelagem de mapas conceituais, a partir do software CMAPTOOLS as fases de desenvolvimento destas aplicações, como meio de planificação em sua construção. Palavras-chave: Mapas Conceituais, Objetos de Aprendizagem, Tecnologia, Educação a Distância e E-learning.

Abstract:
The rapid technological advancement has branched in education, thus bringing a change in their paradigms. Distance education and the various aspects that arise from it are clear proof of this. The use of learning objects is a very widespread in this area by its easy adaptation to all actors and tools that involve distance learning, here we describe the learning objects from their definitons, characteristics, classification, and storage qualities. We will also present computational environments for e-learning standards and tools for the construcion of these objects. This paper aims to structure through the construction and modeling of concept ,aps from the CMAPTOOLS software development phases of these applications as a means of planning for its construction. Keywords: Concept Maps, Learning Objects, Technology, Distance Education and E-learning.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Aquino Junior, Francisco de Assis Ferreira de. Proposta de um modelo baseado em mapas conceituais na construção de objetos de aprendizagem para conteúdo de geometria. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1