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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Composição multimodal de narrativas digitais: um estudo sobre processos e estratégias de produção

Autor(es):
Albuquerque, Ana Karoline Saboia de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
O estudo investiga os processos de composição de redatores em narrativas digitais multimodais. Os textos foram construídos em slides, utilizando uma ferramenta de livre acesso (BrOffice Impress), durante duas oficinas pedagógicas dirigidas a estudantes do ensino médio, realizadas numa escola estadual de ensino profissional do município de Horizonte, Ceará. Trata-se de um estudo de caso envolvendo duas situações de produção: a primeira oficina foi uma experiência de ensino, com 14 sujeitos, conduzida pela docente/pesquisadora, fornecendo dados quantitativos e elementos de observação que foram aprofundados qualitativamente na oficina seguinte, realizada com os quatro melhores redatores da oficina anterior. Os dados de análise referem-se à observação e acompanhamento da composição de 29 textos gerados durante a primeira oficina, mais entrevistas semi-estruturadas sobre os 9 textos produzidos na segunda oficina. O estudo se baseou na abordagem processual da escrita, usando o modelo de HAYES (2000) aplicável a textos construídos na tela, que foram analisados nos aspectos de composição multimodal e nos aspectos gráfico-visuais (layout). Os resultados revelaram que: 1) os alunos não produziram no gênero narrativa digital, denotando forte influência dos gêneros “mensagem motivacional” e “carta-corrente digital”; 2) os processos de composição dos textos digitais na tela foram similares aos processos redacionais no meio impresso, mesmo apresentando novidades na inclusão de imagens e em suas relações com o texto verbal; 3) os redatores optaram por escrever diretamente na tela do computador, sem auxílio de esquemas em papel; deram prioridade à seleção de imagens no “Google Imagens” e não usaram áudio; 4) as operações de composição foram recursivas, atendendo à dinâmica da produção multimodal; 5) o texto verbal escrito teve mais peso nas composições que a imagem e o componente redacional priorizado foi a “interpretação textual”, com foco na revisão gráfica; 6) a estratégia de “visualização de imagens” surgiu como um recurso novo para gerar, selecionar e organizar ideias na escrita na tela (processo de “reflexão”); 7) no processo de “produção textual”, destacaram-se as estratégias para manter a coesão textual; 8) a colaboração entre redatores não foi diferente no meio digital, tal como no meio manuscrito ou impresso, redigir em grupo não é fácil e as estratégias usadas refletem uma divisão de tarefas. Uma contribuição paralela do estudo foi o procedimento metodológico de transcrição multimodal criado para passar os textos da tela para o papel. Palavras-chave: Abordagem processual da escrita. Processos de escrita na tela. Composição multimodal. Narrativas digitais. Estratégias de redatores.

Abstract:
This study investigates the composition processes of editors in multimodal digital narratives. The texts were constructed in slides, using a free access tool (BrOffice Impress), during two pedagogical workshops directed to high school students, developed in a state school of professional education of the municipality of Horizonte, Ceará. It describes a case study involving two situations of production: the first workshop was a teaching experience, with 14 students, conducted by the professor/researcher, providing quantitative data and elements of comment that were detailed qualitatively in the following workshop, developed with the four best editors of the previous workshop. The analysis data is related to the observation and accompaniment of the composition of 29 texts generated during the first workshop, in addition to semi-structured interviews about the 9 texts produced in the second workshop. The study was based on the procedural approach of writing, using the model of HAYES (2000) applied to texts constructed on screen, that were analyzed in the aspects of multimodal composition and in the visual-graphic aspects (layout). The results revealed that: 1) the pupils did not produce in the digital narrative genre, denoting strong influence of the “motivational message” and “digital chain letter” genres; 2) the processes of composition of digital texts on screen were similar to the compositional processes in the written text, even presenting new features in the inclusion of images and their relation with the verbal text; 3) the editors chose to write directly on the computer screen, without the aid of projects in paper; they gave priority to the selection of images in “Google Images” and they did not use audio; 4) the composition operations were recursive, following the dynamics of the multimodal production; 5) the verbal written text was more common in the compositions which the image and the “textual interpretation” component were prioritized, with focus on graphic revision; 6) the strategy of “image visualization” appeared as a new resource to generate, select and organize ideas in writing on screen (process of “reflection”); 7) in the process of “textual production”, the strategies to keep the literal cohesion were most used; 8) the contribution between editors was not different in the digital interface, as in the manuscript or printed productions, to write in group is not easy and the strategies used reflect a division of tasks. A parallel contribution of the study was the methodological procedure of multimodal transcription created to pass the texts from screen to paper. Key words: Procedural approach of writing. Processes screen writing. Multimodal Composition. Digital narratives. Strategies editors. 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Albuquerque, Ana Karoline Saboia de. Composição multimodal de narrativas digitais: um estudo sobre processos e estratégias de produção. 2012. 183 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

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