Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O conceito de porcentagem utilizado por alunos do 9° ano do ensino fundamental

Autor(es):
Lima, Francisco Heide Pereira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
Esta monografia é referente a um estudo minucioso sobre o conceito de porcentagem utilizado por alunos do 9º ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em 2011 em uma escola particular construtivista de Fortaleza com 31 alunos, 19 meninos e 12 meninas, na faixa etária de 12 a 14 anos, divididos em duas turmas. A escola foi fundada em 2003 e possui aproximadamente 200 alunos. O ambiente físico possui três andares, quadra de esportes, banheiros e bebedouros nos pavimentos. Levando-se em consideração que a porcentagem está inserida na vida do cidadão comum e na sala de aula, procurou-se expor o que os discentes entendem por porcentagem, seus conhecimentos prévios, bem como descrever as soluções dos exercícios que discorram sobre porcentagem em Matemática Financeira, regra de três e proporcionalidade direta. Através das soluções apresentadas pelos discentes, diagnosticou-se que a proporcionalidade é um recurso algébrico utilizado com maior frequência em relação à regra de três por ser de fácil compreensão e não exigir cálculos elaborados e fórmulas. Palavras-chave: Porcentagem; proporcionalidade; regra de três.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Lima, Francisco Heide Pereira. O conceito de porcentagem utilizado por alunos do 9° ano do ensino fundamental. 2012. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1