Formação dos gestores no contexto das políticas de avaliação da aprendizagem
Autor(es):
Vieira, Ada Pimentel Gomes Fernandes
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2011
Resumo:
Este trabalho investiga a relação entre a formação dos gestores escolares e os resultados do Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), verificando como as políticas de formação dos gestores
presentes nos municípios cearenses de Martinópole e São Gonçalo do Amarante se articulam com as
políticas definidas no âmbito estadual e federal. Ele está agregado a uma investigação maior, intitulada
Bons Resultados no IDEB: Estudo exploratório de fatores explicativos, apoiada pelo Edital da
CAPES/INEP/SECAD Nº 1/2008 “Observatório da Educação”. O objetivo foi analisar se a formação
dos gestores escolares contribui para os resultados do IDEB, visando a uma maior compreensão de sua
importância para a qualidade do ensino. Trata-se de um estudo de casos múltiplos realizado em dois
municípios cearenses e em quatro escolas públicas municipais com os maiores e mais baixos IDEB.
Contou com a participação de quatro secretários de educação, sendo em cada município o secretário
atual e o seu antecessor, e 39 gestores das escolas dos municípios pesquisados. Para a revisão
bibliográfica, recorreu-se a autores considerados precursores da Administração Escolar no Brasil, a
partir dos anos de 1930, como Carneiro Leão, Querino Ribeiro, Lourenço Filho e Anísio Teixeira, e
outros autores atuais, os chamados críticos, como Maria de Fátima Félix e Vítor Paro. Procedeu-se
também à análise de textos legais que tratam da formação inicial dos gestores escolares e de cinco
programas de formação continuada concebidos e implementados pelo Conselho dos Secretários
Estaduais de Educação (CONSED) e pelo Ministério da Educação (MEC) em regime de colaboração
com os estados e municípios, além de documento técnico sobre avaliação, com foco no IDEB.
Realizou-se pesquisa com abordagem quanti qualitativa tendo como fontes a entrevista
semiestruturada, o questionário e a análise documental. Para a análise dos dados, aplicou-se um
processo de categorização simples. Os resultados da pesquisa indicam a dificuldade dos secretários em
explicitar como concebem uma política de formação dos gestores em âmbito local e constata-se a
ausência de uma política intencional e sistematizada nos municípios em relação à formação dos
gestores. Predomina no perfil de formação graduação em nível superior com licenciatura em
Pedagogia e com pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar. Os conteúdos dos cursos de formação
concedem maior ênfase à competência técnica instrumental em detrimento do saber teórico e da
formação política. Apesar da literatura e dos discursos dos sujeitos da pesquisa apontarem para a
importância da formação específica dos gestores escolares, neste estudo não foi evidenciada a relação
direta entre a formação dos gestores e os resultados expressos no IDEB, o índice de monitoramento da
qualidade do ensino no País. Para conhecer a natureza dessa relação, é necessário (melhor) investigá-la
com base na prática dos gestores.
Palavras chaves: Formação, Gestores Escolares, Avaliação e o IDEB.
Abstract:
This work investigates the relationship between schools directors formation/education and the results
of the Basic Education Development Index (IDEB), verifying how municipal education policies on
directors formation in Martinopole and São Gonçalo do Amarante articulate itself with the State and
National policies. This work is part of a larger investigation, entitled Bons Resultados no IDEB:
Estudo Exploratório de fatores explicativos, which is supported by CAPES/INP/SECAD funding. The
objective was to analyze if the formation of school directors contributes to the IDEB results, aiming a
larger comprehension of its importance on the learning quality. It is a multiple case study realized in
two cities in the Ceará State and in four public city schools with the highest and lowest IDEB results.
Four city education administrators participated in the study, being in each city the actual administrator
and its predecessor, as well as 39 school directors of the mentioned cities. A full bibliographic review
was performed, utilizing authors considered precursors of this field, such as Carneiro Leão, Querino
Ribeiro, Lourenço Filho and Anísio Teixeira, as well as other authors in the field, such as Maria de
Fátima Félix e Vítor Paro. A review of legal documents related to the initial formation of the directors
and of five continuing educational Programs implemented by the education administrators board
(CONSED) and by the Minister of Education (MEC) in collaboration with states and cities, as well as
technical documents regarding evaluation, with the focus on the IDEB. A quanti-qualitative research
approach was utilized. Semi structural interviews, questionnaires and documental analysis were used
as base for this study. For the data analysis, Minayo’s simple categorization process was applied. The
results indicate the difficulty of the education administrators on describing the conception of
municipal policies on directors’ formation. A lack of an intentional and systematized policy in the
cities was also noted. The majority of the directors were graduated in pedagogy, with pos-graduation
in school administration. The courses give more emphasis to technical issues, with less importance
given to the theory and political formation. Despite the literature and the speeches’ heard during this
work pointing out for the importance of the scientific formation of the school directors, this study
didn’t showed a relationship between school directors formation/education and the IDEB results,
which is considered the monitoring index on learning quality in the country. This relationship needs to
be further investigated from the directors’ praxis in order to understand the nature of this relationship.
Key-words: Formation; School Directors; Evaluation; IDEB.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Vieira, Ada Pimentel Gomes Fernandes. Formação dos gestores no contexto das políticas de avaliação da aprendizagem. 2011. 201 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1