Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação dos gestores no contexto das políticas de avaliação da aprendizagem

Autor(es):
Vieira, Ada Pimentel Gomes Fernandes

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
Este trabalho investiga a relação entre a formação dos gestores escolares e os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), verificando como as políticas de formação dos gestores presentes nos municípios cearenses de Martinópole e São Gonçalo do Amarante se articulam com as políticas definidas no âmbito estadual e federal. Ele está agregado a uma investigação maior, intitulada Bons Resultados no IDEB: Estudo exploratório de fatores explicativos, apoiada pelo Edital da CAPES/INEP/SECAD Nº 1/2008 “Observatório da Educação”. O objetivo foi analisar se a formação dos gestores escolares contribui para os resultados do IDEB, visando a uma maior compreensão de sua importância para a qualidade do ensino. Trata-se de um estudo de casos múltiplos realizado em dois municípios cearenses e em quatro escolas públicas municipais com os maiores e mais baixos IDEB. Contou com a participação de quatro secretários de educação, sendo em cada município o secretário atual e o seu antecessor, e 39 gestores das escolas dos municípios pesquisados. Para a revisão bibliográfica, recorreu-se a autores considerados precursores da Administração Escolar no Brasil, a partir dos anos de 1930, como Carneiro Leão, Querino Ribeiro, Lourenço Filho e Anísio Teixeira, e outros autores atuais, os chamados críticos, como Maria de Fátima Félix e Vítor Paro. Procedeu-se também à análise de textos legais que tratam da formação inicial dos gestores escolares e de cinco programas de formação continuada concebidos e implementados pelo Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (CONSED) e pelo Ministério da Educação (MEC) em regime de colaboração com os estados e municípios, além de documento técnico sobre avaliação, com foco no IDEB. Realizou-se pesquisa com abordagem quanti qualitativa tendo como fontes a entrevista semiestruturada, o questionário e a análise documental. Para a análise dos dados, aplicou-se um processo de categorização simples. Os resultados da pesquisa indicam a dificuldade dos secretários em explicitar como concebem uma política de formação dos gestores em âmbito local e constata-se a ausência de uma política intencional e sistematizada nos municípios em relação à formação dos gestores. Predomina no perfil de formação graduação em nível superior com licenciatura em Pedagogia e com pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar. Os conteúdos dos cursos de formação concedem maior ênfase à competência técnica instrumental em detrimento do saber teórico e da formação política. Apesar da literatura e dos discursos dos sujeitos da pesquisa apontarem para a importância da formação específica dos gestores escolares, neste estudo não foi evidenciada a relação direta entre a formação dos gestores e os resultados expressos no IDEB, o índice de monitoramento da qualidade do ensino no País. Para conhecer a natureza dessa relação, é necessário (melhor) investigá-la com base na prática dos gestores. Palavras chaves: Formação, Gestores Escolares, Avaliação e o IDEB.

Abstract:
This work investigates the relationship between schools directors formation/education and the results of the Basic Education Development Index (IDEB), verifying how municipal education policies on directors formation in Martinopole and São Gonçalo do Amarante articulate itself with the State and National policies. This work is part of a larger investigation, entitled Bons Resultados no IDEB: Estudo Exploratório de fatores explicativos, which is supported by CAPES/INP/SECAD funding. The objective was to analyze if the formation of school directors contributes to the IDEB results, aiming a larger comprehension of its importance on the learning quality. It is a multiple case study realized in two cities in the Ceará State and in four public city schools with the highest and lowest IDEB results. Four city education administrators participated in the study, being in each city the actual administrator and its predecessor, as well as 39 school directors of the mentioned cities. A full bibliographic review was performed, utilizing authors considered precursors of this field, such as Carneiro Leão, Querino Ribeiro, Lourenço Filho and Anísio Teixeira, as well as other authors in the field, such as Maria de Fátima Félix e Vítor Paro. A review of legal documents related to the initial formation of the directors and of five continuing educational Programs implemented by the education administrators board (CONSED) and by the Minister of Education (MEC) in collaboration with states and cities, as well as technical documents regarding evaluation, with the focus on the IDEB. A quanti-qualitative research approach was utilized. Semi structural interviews, questionnaires and documental analysis were used as base for this study. For the data analysis, Minayo’s simple categorization process was applied. The results indicate the difficulty of the education administrators on describing the conception of municipal policies on directors’ formation. A lack of an intentional and systematized policy in the cities was also noted. The majority of the directors were graduated in pedagogy, with pos-graduation in school administration. The courses give more emphasis to technical issues, with less importance given to the theory and political formation. Despite the literature and the speeches’ heard during this work pointing out for the importance of the scientific formation of the school directors, this study didn’t showed a relationship between school directors formation/education and the IDEB results, which is considered the monitoring index on learning quality in the country. This relationship needs to be further investigated from the directors’ praxis in order to understand the nature of this relationship. Key-words: Formation; School Directors; Evaluation; IDEB.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Vieira, Ada Pimentel Gomes Fernandes. Formação dos gestores no contexto das políticas de avaliação da aprendizagem. 2011. 201 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1