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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Gestão pedagógica em tempos de IDEB

Autor(es):
Macêdo, Seandra Doroteu de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo explicitar e compreender como o município faz a gestão pedagógica no contexto das políticas de avaliação de desempenho, tendo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) como norteador de qualidade educacional. O objeto de estudo desta investigação é a gestão pedagógica, tendo como base os municípios cearenses de São Gonçalo do Amarante e Sobral que apresentaram nas edições de 2005 e 2007 bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas séries iniciais do ensino fundamental.Mapeou-se a partir da gestão municipal na sua dimensão pedagógica as iniciativas que fizeram melhorar os índices educacionais, em especial, o Ideb. O desenvolvimento da gestão pedagógica no município e na escola de alto IDEB. As repercussões das políticas de avaliação orientadas pela pedagogia de resultados sobre a gestão pedagógica e autonomia docente. O estudo é qualitativo, constitui-se como pesquisa documental por analisar os dados que foram colhidos pelo Observatório da Educação do Ceará, sendo um dos trabalhos advindos de um estudo maior. Os instrumentos de coleta analisados foram às entrevistas com gestores municipais de educação, coordenadores técnicos e das escolas de alto Ideb; análise documental da política educacional recente (Plano de Desenvolvimento da Educação e o Termo de Compromisso Todos pela Educação) que embasam o novo índice de desenvolvimento da educação (IDEB) .Avaliar as escolas é um tema presente nas discussões atuais, envolvendo intelectuais da educação, instituições e governos. O amadurecimento em torno deste assunto, culmina com a criação de um sistema de avaliação nacional em fins da década de 1980, denominado Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A partir de então, o SAEB ganha expressividade no escopo das reformas educacionais implantadas na década de 1990, com a politica de reforma do Estado e a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei N°9394/96). Pode-se afirmar que o país inicia o século XXI com um sistema nacional de avaliação abrangente e robusto inclundo desdobramentos nos estados e municípios. Seguindo a mesma tendência federal, Ceará implanta no inicio da década de 1990, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) que embora tenha passado por ajustes metodológicos ao longo do período se mantém até os dias atuais. Para tanto, utilizou-se como forma de análise metodológica, o ciclo de políticas na perspectiva de Ball e Bowe (apud MAINARDES, 2006), a fim de acompanhar diferentes movimentos do governo federal e estadual até a instância municipal para compreendermos o contexto da influência, o contexto da produção de texto e o contexto da prática referente às políticas de avaliação de desempenho. Para fins analíticos, a presente pesquisa enfocou os três primeiros contextos. A investigação da política de gestão educacional no contexto municipal nos possibilitou discutir a gestão pedagógica no modelo gerencialista voltada para uma pedagogia de resultados, a política municipal adotada para o êxito nos resultados do Ideb, e a repercussão no desenvolvimento na gestão pedagógica das escolas, resultados da rede e a autonomia docente Conclui-se que políticas isoladas não são promotoras de mudanças, contudo, a implementação de ações em conjunto com várias instâncias da dimensão educacional favorecem o desenvolvimento da aprendizagem a partir de mudanças externas e internas. Palavras-chave: Gestão Pedagógica. Gestão de/por Resultados. Política Educacional. IDEB.

Abstract:
This study aimed to clarify and understand how the council manages educational policies in the context of performance evaluation, and the Index of Development of Basic Education (IDEB) as a guide to educational quality. The object of this research study is the pedagogical management, based on the municipalities of Ceara and Sao Goncalo do Amarante Sobral who presented in 2005 and 2007 editions of good results in the Index of Basic Education Development (Ideb) in the early grades of elementary school . it was mapped from the municipal administration in its pedagogical dimension initiatives that have improved educational indicators, in particular the Ideb.O development of educational management in the municipality and school IDEB high. The repercussions of policies guided by assessment results on the pedagogy of educational management and teacher autonomy. The study is qualitative, as is documentary research to analyze the data that were collected by the Centre for Education in Ceará, one of the works arising from a larger study. The data collection instruments were analyzed to interviews with municipal education, technical coordinators and high school Ideb; documentary analysis of recent education policy (Education Development Plan and Statement of Commitment Education for All) that support the new development index education (IDEB). Assessing the schools is a theme in current discussions involving intellectual education, institutions and governments. The maturing around this issue, culminating in the creation of a national evaluation system in the late 1980s, called Evaluation System of Basic Education (SAEB). Since then, SAEB significant gain in the scope of the educational reforms implemented in the 1990s, with the politics of state reform and the publication of the Law of Guidelines and Bases of Education (Law No. 9394/96). It can be said that the country begins the new century, a national system of comprehensive and robust assessment inclundo developments in states and municipalities. In the same vein federal Ceará implants in the early 1990s, the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará (SPAECE) that although it has been methodological adjustments over the period remains to this day. For this purpose, we used as a form of methodological analysis, the policy cycle from the perspective of Ball and Bowe (cited MAINARDES, 2006), to monitor movements of different federal and state government to the municipal level to understand the context of the influence , the context of the production of text and context of practice relating to policies for evaluating performance. For analytical purposes, this research focused on the first three contexts. Research policy in the context of educational administration has allowed us to discuss the municipal educational management in a management model focused on pedagogy, the policy adopted city for success in the Ideb results, and impact on development in the pedagogical management of schools, results of network and teacher autonomy conclude that policies alone are not promoters of change, however, the implementation of actions in conjunction with multiple instances of the educational dimension favors the development of learning from internal and external changes. Keywords: Educational Management. Management / by Results. Educational Policy. IDEB.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Macêdo, Seandra Doroteu de. Gestão pedagógica em tempos de IDEB. 2011. 189 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

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