Lavouras, culturas e roçados na escola agrícola de Lavras da Mangabeira -Ce (1954-2000)
Autor(es):
Viana, Antônio Kinsley Bezerra
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2012
Resumo:
Esta pesquisa tem por objetivo analisar as transformações socioespaciais e influências produzidas na cidade de Lavras da Mangabeira-CE e região centro/sul, a partir da instalação da Escola Agrícola "Prof. Gustavo Augusto Lima" e, nesse contexto, identificar as políticas educacionais no ensino profissionalizante rural implantadas no estado do Ceará e o processo de produção e transformação desse espaço agrário. Para isso, buscaram-se recursos para recompor a trajetória da referida Escola com base na memória das pessoas que fizeram parte do corpo docente, técnico-administrativo e discente bem como suas reflexões sobre as mudanças na realidade local. Por tratar-se de pesquisa histórica, utilizou-se o referencial teórico da Geografia Histórica, na tentativa de estabelecer a relação entre o tempo e o espaço na formação do território e, como base teórica de análise, a Geografia Cultural, possibilitando assim compreender os valores simbólicos do espaço e dinamicidade das relações sociais. Por fim, foi possível constatar que a Escola Agrícola Prof. Gustavo Augusto Lima conseguiu estabelecer com a comunidade local e a região onde estava inserida, a relação tão sonhada pelos seus idealizadores, pois transpôs a simples função de agente de desenvolvimento e modernização agrícola, passando a atuar como vetor de transformação social, garantindo ao pequeno e médio produtor da região centro-sul participação ativa na construção da sua história e na (re)construção do espaço agrário cearense. Palavras-chave: Espaço agrário. Transformações socioespaciais. Lavras da Mangabeira. Escola Agrícola Prof. Gustavo Augusto Lima. Desenvolvimento Agrário.
Abstract:
The relevance of this research consists of analysing the socio-spatial transformations and
the influences produced in Lavras da Mangabeira, in the Center/South region of Ceará, after
the installation of the agricultural school Professor Gustavo Augusto Lima and, then, identify
the educational policies in the rural education in Ceará and the process of production and
transformation of agrarian space. To reconstruct the trajectory of that school, resources
based on the memory of the people who were from the school, teachers and students and
their reflections on the changes of the local reality. Since this is a historical research, the
theoretical reference of Historical Geography based on the knowledge of authors such as
Ferro (1986), Moraes (2009) e Rojas (2001) were fundamental to establish the relationship
between time, space and the formation of the territory. The Cultural Geography was used as
the theoretical basis of analysi. The teachings of Carlos (2007), Correa (2001) e Rosendahl
(2005) were essential to understand the symbolic values of the space and dynamics of
social relations. Was found that the agricultural school Professor Gustavo Augusto Lima acts
as a vector of social change, providing active participation to the small and medium
producers from the Central/South region in the construction of their story and (re)
construction of agrarian space of Ceará.
Keywords: agricultural area. Socio-spatial transformations. Lavras da Mangabeira.
Agricultural School Professor. Gustavo Augusto Lima. Agricultural Development.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Viana, Antônio Kinsley Bezerra. Lavouras, culturas e roçados na escola agrícola de Lavras da Mangabeira -Ce (1954-2000). 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1