Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A articulação entre o feminino e a docência: desafios para a formação continuada

Autor(es):
Barbosa, Rachel Pinheiro de Oliveira Souza

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
Teve como objetivo geral investigar a visão de mulheres-professoras sobre a relação do ser mulher e do ser docente. Para tanto, buscou-se a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky, por compreendermos a sua contribuição no que se refere ao estudo da subjetividade, processo formado ao longo do desenvolvimento social e cultural das professoras. Com suporte no paradigma interpretativo, optou-se pelo estudo de caso, como metodologia qualitativa de investigação. E para a obtenção de informações, foram empregadas na coleta de dados entrevistas semiestruturadas e, desse modo, procurou-se reaver a trajetória de vida de sete professoras de uma escola da Rede Pública do Estado do Ceará. A análise de conteúdo foi a técnica usada para o tratamento dos dados, com o objetivo de criar categorias e subcategorias. Foram eleitas como categorias: Subjetividade da mulher-professora; O feminino e a docência; e O encontro de trajetórias nos processos de formação. Com a pesquisa, decorreu a aproximação dos sentidos subjetivos produzidos pelas professoras com base em seus percursos de vida pessoal e profissional. E, finalmente, foi possível concluir que se deve reconhecer que cada professora é um ser único e peculiar, merecendo, portanto, um olhar singular por parte da formação continuada, a qual precisa incluir temáticas que tragam o grande desafio de conciliar o próprio significado do feminino na sociedade, com os desafios da escola, sob pena de não tocar as professoras em pontos-chave, necessários as mudanças no cotidiano escolar e a maior satisfação delas no trabalho. PALAVRAS-CHAVES: Mulher-professora. Subjetividade. Formação continuada.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Barbosa, Rachel Pinheiro de Oliveira Souza. A articulação entre o feminino e a docência: desafios para a formação continuada. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1