Os sentidos da educação social para jovens educadores sociais: ressignificação de vida ou perpetuação do existente?
Autor(es):
Cunha, Roberta de Castro
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2012
Resumo:
Esta dissertação versa sobre a Educação Social realizada por jovens educadores que, em
suas trajetórias de vida, pertenceram, na condição de educandos, a instituições de
assistência do poder público ou da sociedade civil organizada. Escolhi como locus de
realização do estudo os Programas Crescer com Arte e Cidadania e Ponte de Encontro,
da Coordenadoria da Criança e do Adolescente-Funci, que possui em seu quadro de
funcionários este perfil de educador. Minha ideia foi buscar compreender as práticas e
sentidos que os referidos educadores sociais constroem sobre seu trabalho, considerando
a Educação Social desenvolvida no âmbito da referida instituição. A pesquisa foi
realizada na cidade de Fortaleza, durante os meses de novembro e dezembro de 2011.
Optei por uma pesquisa qualitativa, pois esta recupera a pessoa estudada em condição
de sujeito ativo na construção de sua experiência. Assim, a pesquisa apontou que o
desenvolvimento de práticas pedagógicas pautadas na Educação Social, com o simples
objetivo de controle, não é suficiente para conduzir o ser a mudanças significativas, mas
também revelou a arte-educação como ferramenta importante da Educação Social.
Mostrou, ainda, que as contratações dos jovens educadores sociais, por parte da
Coordenadoria-Funci, não se caracterizam uma política institucional. Outras
construções apontadas pela pesquisa foram a necessidade de avançar na relação teoriaprática, para a consolidação da Educação Social nos espaços institucionais; a
necessidade de superar as disputas entre as ciências e atuações profissionais, no sentido
de unir esforços para consolidar a área e a importância dos educadores sociais
assumirem e defenderem pressupostos teóricos para subsidiarem as suas práticas
profissionais.
Palavras-chaves: Educação Social. Educadores Sociais. Sentidos.
Abstract:
This dissertation versa on Education Social performed by young educators who, in their
life trajectories, belonged, on condition learners, to institutions of power assist public or
of society organized civil. I chose as locus of accomplishment the study those Programs
Crescer com Arte e Cidadania and Ponte de Encontro, of Coordenadoria da Criança e do
Adolescente-Funci, that possesses in your framework of officials this profile of
educator. My idea went to fetch understand practices and senses that the referred social
educators build about his work, considering the Education Social developed within the
aforementioned institution. The research was accomplished in city of Fortaleza, during
the months of november and december 2011. I chose a qualitative research, because it
restores the person studied in become an active subject in the construction of their
experience. Thus, the research pointed that the development of pedagogical practices
based in Education Social, with the simple control objective, is not enough to drive the
being to significant changes, but also revealed the art-education as important tool of
Education Social. Showed, still, which the signings of young people social educators,
for part of Coordenadoria-Funci, is not characterized one institutional policy. Other
constructions pointed by research were the need to advance towards the relation theorypractice, for the consolidation of Education Social in institutional spaces; the need to
overcome the disputes between the sciences and professional performances, in the sense
of uniting efforts to consolidate the area and the importance of educators social assume
and defend theoretical presuppositions for subsidize their practices professionals.
Keywords: Social Education. Social Educators. Senses.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Cunha, Roberta de Castro. Os sentidos da educação social para jovens educadores sociais: ressignificação de vida ou perpetuação do existente?. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024
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