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Repositório Institucional - UECE
Título:
Os sentidos da educação social para jovens educadores sociais: ressignificação de vida ou perpetuação do existente?

Autor(es):
Cunha, Roberta de Castro

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
Esta dissertação versa sobre a Educação Social realizada por jovens educadores que, em suas trajetórias de vida, pertenceram, na condição de educandos, a instituições de assistência do poder público ou da sociedade civil organizada. Escolhi como locus de realização do estudo os Programas Crescer com Arte e Cidadania e Ponte de Encontro, da Coordenadoria da Criança e do Adolescente-Funci, que possui em seu quadro de funcionários este perfil de educador. Minha ideia foi buscar compreender as práticas e sentidos que os referidos educadores sociais constroem sobre seu trabalho, considerando a Educação Social desenvolvida no âmbito da referida instituição. A pesquisa foi realizada na cidade de Fortaleza, durante os meses de novembro e dezembro de 2011. Optei por uma pesquisa qualitativa, pois esta recupera a pessoa estudada em condição de sujeito ativo na construção de sua experiência. Assim, a pesquisa apontou que o desenvolvimento de práticas pedagógicas pautadas na Educação Social, com o simples objetivo de controle, não é suficiente para conduzir o ser a mudanças significativas, mas também revelou a arte-educação como ferramenta importante da Educação Social. Mostrou, ainda, que as contratações dos jovens educadores sociais, por parte da Coordenadoria-Funci, não se caracterizam uma política institucional. Outras construções apontadas pela pesquisa foram a necessidade de avançar na relação teoriaprática, para a consolidação da Educação Social nos espaços institucionais; a necessidade de superar as disputas entre as ciências e atuações profissionais, no sentido de unir esforços para consolidar a área e a importância dos educadores sociais assumirem e defenderem pressupostos teóricos para subsidiarem as suas práticas profissionais. Palavras-chaves: Educação Social. Educadores Sociais. Sentidos.

Abstract:
This dissertation versa on Education Social performed by young educators who, in their life trajectories, belonged, on condition learners, to institutions of power assist public or of society organized civil. I chose as locus of accomplishment the study those Programs Crescer com Arte e Cidadania and Ponte de Encontro, of Coordenadoria da Criança e do Adolescente-Funci, that possesses in your framework of officials this profile of educator. My idea went to fetch understand practices and senses that the referred social educators build about his work, considering the Education Social developed within the aforementioned institution. The research was accomplished in city of Fortaleza, during the months of november and december 2011. I chose a qualitative research, because it restores the person studied in become an active subject in the construction of their experience. Thus, the research pointed that the development of pedagogical practices based in Education Social, with the simple control objective, is not enough to drive the being to significant changes, but also revealed the art-education as important tool of Education Social. Showed, still, which the signings of young people social educators, for part of Coordenadoria-Funci, is not characterized one institutional policy. Other constructions pointed by research were the need to advance towards the relation theorypractice, for the consolidation of Education Social in institutional spaces; the need to overcome the disputes between the sciences and professional performances, in the sense of uniting efforts to consolidate the area and the importance of educators social assume and defend theoretical presuppositions for subsidize their practices professionals. Keywords: Social Education. Social Educators. Senses.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Cunha, Roberta de Castro. Os sentidos da educação social para jovens educadores sociais: ressignificação de vida ou perpetuação do existente?. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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