Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Cartografia da relações de saber/ poder no ensino de história nas universidades públicas em Fortaleza UECE/UFC

Autor(es):
Ferreira, Janaína Nunes

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
O objeto de investigação deste trabalho são as práticas, saberes e formação dos professores que trabalham com o ensino de História em duas universidades públicas de Fortaleza, onde existe o curso de graduação em História. A temporalidade estabelecida para este estudo é o presente. O objetivo é fazer uma cartografia dos saberes, práticas e formação dos professores que ministram disciplinas voltadas ao ensino de História nas instituições onde ocorreu a referida pesquisa. As fontes utilizadas são as entrevistas realizadas com os professores que atuam no ensino de História e concordaram em participar do presente estudo, e os documentos das instituições de ensino superior que possuem relação com os cursos de História. Para essa análise, o referencial teórico-metodológico se compõe dos estudos de Maurice Tardif sobre os saberes docentes e sua constituição nos espaços de formação e na prática docente e dos de Michel Foucault sobre o discurso e a instituição dos valores de verdade, constituindo os espaços de saber-poder. A cartografia consiste na abordagem desenvolvida a partir de Boaventura Santos como um mapa simbólico da ação dos professores. Apresentamos o presente trabalho a partir do interesse no campo do ensino da História, abordando no capítulo I um a historiografia do ensino de História, o capítulo II apresenta a trajetória da História como disciplina escolar e como ciência na universidade, e um breve histórico do curso de História das duas universidades pesquisadas UECE e UFC. O capítulo III apresentou a primeira categoria que fundamenta essa investigação tratando da formação de professores de História que lecionam as disciplinas de prática de ensino de História. O capítulo IV fundamenta-se a respeito da prática docente na universidade abordando a prática dos professores que participaram deste estudo destacando aspectos desta prática em sua formação a partir de seus próprios relatos. O capítulo V apresenta os saberes docentes baseado nos relatos das experiências descritas pelos professores. Contudo delineamos esta cartografia na perspectiva dos professores que lecionam os conteúdos voltados à prática do ensino de História apresentam conhecimentos e saberes e criam em torno de si um espaço de ação de um saber-poder. Palavras-chave: Historia, Ensino de História, Saber/ Poder docente.

Abstract:
The object of this research work are the practices, knowledge and training of teachers working with the teaching of history in two public universities in Fortaleza, where there is a degree course in History. Temporality established for this study is the present. The goal is to make a map of knowledge, practices and training for teachers who teach courses aimed at teaching history occurred in the institutions where such research. The sources used are interviews with teachers who work in teaching of history and agreed to participate in this study, and documents of the institutions of higher education that are related to the courses of history. For this analysis, the theoretical and methodological framework is composed of the studies of Maurice Tardif on teacher knowledge and its constitution in areas of training and teaching practice and Michel Foucault on discourse and the institution of truth-values, constituting the spaces knowledge-power. The mapping approach is developed from Boaventura Santos as a symbolic map of the action of teachers. We present this work from the interest in the field of history teaching, addressing the historiography of Chapter I of teaching history, Chapter II presents the trajectory of history as a discipline and science in school and university, and a brief history of the course History of the two universities surveyed UECE and UFC. Chapter III presented the first category that underlies our research dealing with the training of history teachers who teach the disciplines of practice of teaching history. Chapter IV is based about the teaching practice in addressing the practice of university teachers who participated in this study focusing on aspects of this practice in their training from their own accounts. Chapter V presents the teacher knowledge based on reports of the experiences described by teachers. However we outline this cartography from the perspective of teachers who teach content geared to the practice of teaching history have knowledge and expertise and create around themselves a space of action of a knowledge-power. Keywords: History, Teaching History, Knowledge / Power teacher.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Ferreira, Janaína Nunes. Cartografia da relações de saber/ poder no ensino de história nas universidades públicas em Fortaleza UECE/UFC. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1