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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A trajetória de Jean Pierre Chabloz na constituição do meio artístico da cidade de Fortaleza no âmbito das artes visuais

Autor(es):
Maia, Nertan Dias Silva

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
Este trabalho discute a trajetória do artista suíço Jean Pierre Chabloz na constituição do meio artístico da cidade de Fortaleza, no âmbito das artes visuais, durante a década de 1940. O sentido de tal trajetória visa a romper com a linearidade biográfica que focaliza os personagens de forma individualizada, recolocando o suíço e sua produção artística no estatuto coletivo da arte cearense. A pesquisa objetiva compreender o papel das ideias de Chabloz no campo das formações artística e estética, estudar os pressupostos teórico-filosóficos que fundamentam suas concepções pedagógicas a partir de sua trajetória formativa e compor aspectos de sua identidade como educador, como crítico de arte e como artista, tendo por base seus registros documentais produzidos nos anos 1940. As ideias estéticas e pedagógicas de Chabloz o definem como um artista-intelectual de formação acadêmica, que assume seus preconceitos culturais e possui um caráter que o contradiz a partir de suas concepções de arte e sua prática artística. Do ponto de vista metodológico, o estudo constitui-se de uma pesquisa histórica na área da Educação, fundamentada por registros documentais e por estudiosos como Bourdieu (2006, 2010a, 2010b), Burke (1991, 2005, 2008), Certeau (1982), Elias (1994, 1995), Heinich (2008) e Le Goff (1990, 2001); e interpretada criticamente sob os pressupostos teórico- etodológicos da Nova História Cultural (NHC), entendidos como um percurso viável para possibilitar uma compreensão sobre Chabloz como um personagem "globalizante”, em torno do qual toda a pesquisa é organizada. Após sofrer todas as tensões dos campos artístico-culturais do eixo Rio-São Paulo e criticar duramente a qualidade da arte brasileira, Chabloz chega ao Ceará e passa vivenciar e compreender a cultura e a arte do lugar, pautada pelo discurso social regionalista nordestino, reelaborando seus conceitos e sua produção de arte de acordo com estes ideais. Palavras-chaves: Jean Pierre Chabloz; meio artístico; arte cearense; modernismo; trajetória formativa; ensino de arte. 

Abstract:
This paper discusses the history of the swiss artist Jean Pierre Chabloz in the constitution of the artistic city of Fortaleza, in the visual arts during the 1940s. The direction of this trajectory aims to break the linearity biography that focuses on characters individually, replacing the Swiss and their artistic status in collective art Ceará. The direction of this trajectory aims to break the linearity biographical focus The research aims to understand the role of ideas in the field of training Chabloz artistic and aesthetic, to study the theoretical and philosophical concepts that underlie their teaching from their training and career composing aspects of their identity as an educator, as an art critic and artist, based on its records documentary produced in 1940. The pedagogical and aesthetic ideas Chabloz define it as an artist-intellectual academic who takes their cultural prejudices and has a character that contradicts it from their conceptions of art and his artistic practice. From the methodological point of view, the study consisted of a historical research in the area of Education, supported by documentary records  and by scholars such as Bourdieu (2006, 2010a, 2010b), Burke (1991, 2005, 2008), Certeau (1982) Elias (1994, 1995), Heinich (2008) and Le Goff (1990, 2001), and critically interpreted in the theoretical and methodological New Cultural History (NCH), understood as a viable route to enable an understanding of how Chabloz a character "globalization", around which all the research is organized. After suffering all the tensions of artistic and cultural fields of the Rio-Sao Paulo and criticizing the quality of Brazilian art, Chabloz comes and goes when Ceará experience and understand the culture and art of the place, guided by social discourse northeastern regionalist, reworking their concepts of art and its production in accordance with these ideals. Keywords: Jean Pierre Chabloz, artistic medium, art of Ceará; modernism; career training, teaching art.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Maia, Nertan Dias Silva. A trajetória de Jean Pierre Chabloz na constituição do meio artístico da cidade de Fortaleza no âmbito das artes visuais. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

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