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Repositório Institucional - UECE
Título:
Práticas de aprendizagem e desenvolvimento sustentável: um estudo na rede Amfor

Autor(es):
Aguiar, Marísia Monte Silva

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
As pequenas empresas exercem um papel relevante na construção do desenvolvimento do País. No entanto, são muitas as dificuldades enfrentadas por esse contingente organizacional ao insistir em atuar isoladamente em face das novas tendências contemporâneas ao agrupamento, de modo cooperativo, em torno de objetivos comuns, com vistas ao crescimento e à sustentabilidade de seus empreendimentos. O objetivo geral deste estudo residiu em analisar a organização da Rede AMFOR, identificando suas práticas e as implicações para o desenvolvimento sustentável. Como etapas para o alcance do objetivo geral, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: a) mapear os atores, propriedades e tipologias da rede; b) analisar as práticas de aprendizagem evidenciadas na rede; c) verificar as implicações das práticas de aprendizagem para o desenvolvimento sustentável da rede; d) verificar as implicações da rede sob estudo e de sua aprendizagem para o desenvolvimento sustentável do setor moveleiro. O presente trabalho utilizou uma abordagem de natureza qualitativa como método de pesquisa e um delineamento descritivo e exploratório. A coleta e análise dos dados foi segmentada em duas etapas: a) mapeamento da Rede AMFOR por intermédio dos softwares UCINET 6.357 e NetDraw 2.814; b) a partir do mapeamento realizado, foram identificadas as práticas de aprendizagem desenvolvidas na Rede AMFOR e analisadas as implicações advindas dessas práticas através de roteiros de entrevista, observação e participação em reuniões. O tratamento dos dados coletados na primeira etapa utilizou a ferramenta de Análise de Redes Sociais (ARS ou SNA, da expressão inglesa Social Network Analysis). A coleta dos dados da segunda etapa da pesquisa foi realizada mediante o uso de entrevista em profundidade semiestruturada, como também, foi feito uso da observação direta. Os dados obtidos foram tratados mediante a utilização do método da Análise de Conteúdo. A Associação dos Marceneiros de Fortaleza (AMFOR) foi escolhida como campo empírico de estudo. A análise apontou que a aprendizagem em Rede possibilitou o acúmulo de habilidades e conhecimentos valiosos para a melhoria das práticas desenvolvidas na AMFOR, o que vem contribuindo para a sustentabilidade da Rede AMFOR e do Setor Moveleiro. Sugere-se, como prerrogativa para estudos futuros a realização de pesquisas em outros campos empíricos, como Redes de outros setores ou regiões.
Palavras-chave: Redes; Práticas de Aprendizagem; Desenvolvimento Sustentável.

Abstract:
Small businesses play an important role in the construction of the country's development. However, there are many difficulties faced by this organizational quota when insist to act alone on the face of the new contemporary trends to the grouping in a cooperative mode, around common goals, intending to the growth and the sustainability of its projects. The general objective of this study was to examine the network organization AMFOR, identifying its practices and the implications for sustainable development. It was settled, as steps for the scope of the overall objective, the following specific objectives: a) map the actors, properties and types of network; b) analyze learning practices evidenced in the network; c) verify the implications of learning practices for sustainable development of the network; d) verify the implications of network under study and its learning for sustainable development of the furniture sector. The present study utilized a qualitative approach as research method and a descriptive and exploratory delineation. The data collect was segmented into two steps: a) initially, it was done the mapping of AMFOR Network through UCINET 6.357and NetDraw 2.814 softwares; and b) from the mapping performed, learning practices developed in AMFOR Network were identified and analyzed the implications casualty of these practices through itineraries of interview, observation and participation in meetings. The treatment of collected data in the first step used the Social Network Analysis tool (ARS or SNA, of English expression Social Network Analysis). The data collect from the second stage of the research was carried out by using semi-structured and in-depth interview, as also was made use of direct observation. The data obtained were treated using the Content Analysis method. The Association of Woodworkers from Fortaleza (AMFOR) was chosen as the empirical field of study. The analysis pointed out that the networked learning made possible the accumulation of valuable skills and knowledge for the improvement of practices developed in AMFOR, what comes contributing to the sustainability of the AMFOR Network and the furniture sector. It is suggested, as prerogative for future studies, the conducting research in other empirical fields, such as Networks of other sectors or regions.
Keywords: Networks; Learning Practices; Sustainable Development.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Aguiar, Marísia Monte Silva. Práticas de aprendizagem e desenvolvimento sustentável: um estudo na rede Amfor. 2012. 144 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

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