Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Uso da ferramenta computacional "Modellus" como auxiliar na aprendizagem de conceitos físicos envolvidos no estudo de circuitos elétricos RL e RC

Autor(es):
Albuquerque, Francisco Mauro Parente de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
O objetivo da pesquisa foi elaborar e aplicar uma ferramenta de simulação, usando-se o programa "Modellus", capaz de auxiliar os alunos a enfrentarem as dificuldades encontradas na aprendizagem, quando estudam circuitos elétricos, mais especificamente, análise transitória em circuitos RL e RC, alimentados com fontes de tensão contínua. A inspiração para esta pesquisa surgiu da verificação feita pelo autor das dificuldades encontradas pelos seus alunos de compreender e analisar transientes em circuitos RL e RC. Para realizar as simulações computacionais, utilizou-se o programa "Modellus", trabalhando as concepções pedagógicas behaviorista e construtivistas. Foram elaborados e aplicados um teste de conhecimentos e uma situação problema para uma turma experimental de vinte e dois alunos do semestre IV do curso técnico em eletrotécnica do IFCE, campus Fortaleza. O primeiro constou de quatro problemas analisadas teoricamente, e as respostas foram registradas pelos alunos da turma experimental. No laboratório de informática, aconteceram os encontros para se utilizar a ferramenta computacional e evidenciar os resultados. Na sequência foi aplicada uma verificação simples (VS1), para avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos por ocasião da pesquisa. O segundo momento constou de uma situação problema, em que se pedia que apresentassem as equações matemáticas, fizessem a análise gráfica das variáveis e as implementassem no programa "Modellus". Finalmente foi aplicada outra verificação simples (VS2), para avaliar o conhecimento adquirido pelo aluno neste segundo momento da pesquisa. Constatou-se uma melhoria significativa no rendimento da turma experimental, quando se trabalhou com o "Modellus", nas concepções behaviorista e construtivista, se comparado com as turmas de controle. Palavras-chaves: Informática, Educação, Circuitos, Programas e Aprendizagem.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Albuquerque, Francisco Mauro Parente de. Uso da ferramenta computacional "Modellus" como auxiliar na aprendizagem de conceitos físicos envolvidos no estudo de circuitos elétricos RL e RC. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1