Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Representações semióticas e formação docente para o trabalho com números e operações nos anos iniciais do ensino fundamental

Autor(es):
Sousa, Ana Cláudia Gouveia de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:

Esta pesquisa objetivou analisar a compreensão, o uso e a coordenação de diferentes registros de representação semiótica por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de um processo de formação, visando o trabalho com números e operações numéricas. Seu suporte teórico foi fundamentalmente a Teoria dos Registros de Representações Semióticas (RRS), de Raymond Duval. Nesta pesquisa, realizei um estudo qualitativo, com características de ―ação-pesquisa‖ (Barbier, 2002), através de um curso de 20 horas, com 08 (oito) professoras de uma escola municipal de Fortaleza – CE. Para a coleta de dados utilizei um diagnóstico no início do curso, observações feitas por mim e por dois observadores externos durante as vivências realizadas com as professoras e gravações em áudio. As professoras não tinham conhecimento acerca da teoria antes do curso, mas mostraram-se receptivas às vivências baseadas nos RRS. Elas reconheceram progressos em suas compreensões matemáticas a partir dessas vivências, e possibilidade do uso dos RRS em suas aulas. Suas crenças acerca do ensino e aprendizagem da matemática mostraram-se ligadas a atividades que privilegiam a memorização e a realização algorítmica, sem a diversificação de atividades ou materiais. O uso de materiais concretos mostrou-se como estratégia pouco familiar a elas. A coordenação de diferentes RRS foi reconhecida por elas como atividade importante para a compreensão dos conhecimentos matemáticos. A pesquisa aponta para a necessidade de formação teórico-metodológica para as professoras, visando à diversificação dos RRS no trabalho com a matemática, para uma melhor apreensão dos conceitos. E, ainda, para o imperativo de um trabalho didático voltado para a leitura das diferentes representações semióticas utilizadas pela matemática. Palavras-chave: Ensino de Matemática, Formação de Professores, Prática Pedagógica, Registros de Representação Semiótica.


Abstract:

This research aims to analyze the understanding, the use and the coordination of different semiotic registrations made by elementary school teachers, during a teacher training program, viewing the work with numbers and numerical operations. The theoretical support was mainly the Semiotic Representation Registration (RRS), of Raymond Duval. In this research, we made the option of making a qualitative study, with the characteristics of ―action-research‖ (Barbier, 2002), in which a 20 hour course took place with the attendance of 08 (eight) teachers from a municipal district school in Fortaleza – Ce. The theme of the course was: ―The RRS and the work with numbers and numerical operations in elementary years of school.‖ The data collection was done based on the application of an investigation exercise in the beginning of the course, on the observations done by the researcher and two outside observers, on the moments experienced with the teachers, besides audio recordings of what took place during the course. We noticed the lack of knowledge on this theory from the teachers before the course; however, they seemed to be very receptive to the experiences based on the RRS. They seemed to recognize the differences on their math comprehension based on the RRS experiences, showing the possibility of using the RRS in their own classes. Their beliefs about math learning and teaching were connected to activities which privileged the memorization and the algorithmic accomplishment, without the use of diverse materials and activities. The use of concrete materials seemed to be an unfamiliar strategy. The coordination of different RRS was recognized by the teachers as an important activity for the understanding of the mathematics knowledge. We concluded that there is a theoretic – methodological specialization need for the teachers, to enable them to understand the need to diverse the RRS in the mathematics teaching, benefiting the acquisitions of the concepts. Keywords: Mathematics teaching, teacher specialization program, teaching practice, Semiotic Representation Registration.


Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Sousa, Ana Cláudia Gouveia de. Representações semióticas e formação docente para o trabalho com números e operações nos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. 156 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1