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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Cuidado ao adolescente com transtorno mental no contexto familiar

Autor(es):
Silva, Emanuel Martins da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
O cuidado é uma dimensão da experiência humana. No campo da saúde, o ato de cuidar toma-se também um produto, passível de todas as tensões do mundo do trabalho. As transformações ocorridas na área da saúde, seja no campo teórico ou prático, têm produzido novas formas de pensar o cuidado. Neste contexto, a família tem ganhado maior visibilidade social, sendo reconhecida como o principal espaço para a intervenção na atenção a saúde. O adolescente com transtorno mental, a família representa a principal via para cuidado destes indivíduos na comunidade, através dos serviços do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil - CAPSi. Objetivou-se compreender como é realizado o cuidado ao adolescente com transtorno mental assistido em um CAPSi pela família, na interlocução com a rede social e descrever as estratégias da família na experiência de cuidar de adolescentes com transtornos mentais, identificando padrões culturais que influenciam o processo de habilitação/reabilitação psicossocial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem etnográfica, pois busca compreender a realidade dos sujeitos a partir de suas expressões socioculturais no contexto de vida. Participaram da pesquisa seis famílias de adolescentes assistidos no CAPSi de Iguatu, Ceará, sendo definidas como informantes do estudo apenas as mães. A coleta das informações ocorreu nos meses de julho a dezembro de 2011, compreendendo o contato com as famílias no CAPSi e as visitas às residências dos adolescentes, onde foram realizadas as entrevistas. A pesquisa atendeu as normas da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, tendo recebido parecer favorável peto Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, com o número de protocolo N° 110421590. As informações coletadas foram organizadas e a análise aproximou-se da interpretação proposta por Paul Ricoeur (1989), seguindo-se as etapas de transcrição das entrevistas em texto, interpretação superficial, análise estrutural e compreensão abrangente do texto, que deu origem a três grandes temas: o contexto das famílias e a experiência de cuidar em saúde mental Estar sempre ao lado e a dificuldade de cuidar: as dimensões do cuidado ao adolescente com transtorno mental e as estratégias de cuidado na inserção social do adolescente com transtorno mental: buscando recursos para suas escolhas. Para a família, as concepções de cuidado ao adolescente com transtorno mental revelaram duas dimensões: acompanhamento constante e enfrentamento de dificuldades, que implicaram em estratégias de intervenções nas atitudes dos adolescentes e apoio na busca de autonomia, através da interlocução com a equipe do CAPSi. As mães representam as principais provedoras do cuidado no grupo familiar, estão cada vez mais integradas à rede de cuidados e revelam que apesar de utilizarem saberes e valores que dispõem, necessitam de maior atenção e apoio nos cuidados do filho. A participação nas atividades do CAPSi revela-se como ação de fortalecimento das famílias, uma vez que as mães conseguem apreender novos saberes para o cuidado ao adolescente, com foco em sua inserção social. Considera-se necessária maior atenção às demandas que a família traz aos serviços, com vistas a aprimorar as estratégias de cuidado da família aos adolescentes. Palavras-chave: família adolescente cuidado saúde mental cultura

Abstract:
Care is a dimension of human experience. In health, the act of care also becomes a product, subject to all the tensions in the workplace. The changes occurring in health care, either in theoretical or pratical, have produced new approaches to care. In this context, the family has gained greatersocial visibility, being recognized as the main space for intervention in health care. Compared to adolescents with mental disorders, the family represents the major route for the care of these individuals in the community, through the services of the Center for Psychosocial Care Children and Youth - CAPSi. This study aimed to: understand how it is done care to adolescents with mental disorders in a CAPSi assisted by the family, in dialogue with the social network and describe the strategies of the family exprerience of caring for adolescents with mental disorders, identifying cultural patterns that influence the process of enabling / psychosocial rehabilitation. This is a qualitative research, ethnographic approach, sice it seeks to understand the reality of the subjects from their expressions in the context of sociocultural life. The participants were six families of adolescents assisted CAPSi Iguatu, Ceara, defined as informants of the study only mothers. Data collection occurred during the months July to December 2011, including contact with families in CAPSi and visits to the homes of adolescents, where the interviews were conducted. The reasearch met the standards of Resolution 196/96  of the National Health Council, having received a favorable opinion by the Ethics Committee in Research of the State University of Ceará, with the number of Protocal No. 110421590. The information collected was organized and analysis approoached the interpretation sugggeested by Paul Ricoeur interpretation, structural analysis and comprehensive understanding of the text, which led to three major themes: the context of families and experience in mental health care, "Be always at hand" and "difficulty of care": the dimensions of care to adolescents with mental disorders, and strategies on social care ofr adolescents with mental disorders: seeking funds for their choices. For the family, the conceptions of care to adolescents difficulties, which have led to intervention strategies in the attitudes of adolescents and support in the quest for autonomy  through dialogue with staff CAPSi. The mothers are the major providers of care in the family, are incresinglyintregrated into the healthcare network and show that despite using knowledge and values they have, mneed more itself as an act of strengthening families, since the mothers can learn new skills to care for adolescents, focusing on their social integration. It requires further attention to the demands that the family brings to the services, in order to improve the strategies of family care for adolescents.
Keywords: family, adolescents; care; mental health; culture

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Silva, Emanuel Martins da. Cuidado ao adolescente com transtorno mental no contexto familiar. 2012. 152 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

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