Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Estudo do impacto do uso das metodologias ágeis na melhoria do planejamento e acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula

Autor(es):
Teixeira Filho, Nivaldo

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
Metodologias Ágeis são conjuntos de ferramentas de gestão cada vez mais adotadas no desenvolvimento de sistemas baseados em software. O objetivo principal deste trabalho é o estudo do impacto do uso das metodologias ágeis na melhoria do planejamento e acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Este estudo compreende a adaptação das metodologias SCRUM e XP para a sala de aula com o objetivo de ajudar na solução de problemas enfrentados tais como evasão escolar, baixo nível de aprendizado, inércia e desmotivação do aluno, acomodação do professor e falha no controle efetivo pela instituição na qual o processo de aprendizagem concretiza-se. O argumento defendido neste trabalho é que a eficácia das metodologias ágeis em ambientes empresariais possa também encontrar ressonância no processo educacional. Portanto, este trabalho adequa estas metodologias ao contexto pedagógico dos processos de ensino e aprendizagem, aplica os resultados dessa adequação em ambientes reais de ensino e avalia esses resultados. Ao final, é proposto um método, denominado MAPPA - Método Ágil Para Processos de Aprendizagem -, constituído de um tutorial que possibilita sua aplicação em ambientes de ensino profissionalizante. Palavras-chave: Informática educativa, metodologias ágeis, sala de aula, aprendizagem e MAPPA.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Teixeira Filho, Nivaldo. Estudo do impacto do uso das metodologias ágeis na melhoria do planejamento e acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1