Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Análise e desenvolvimento de ferramenta de autoria na construção de objetos de aprendizagem em NCL: um estudo de caso para o projeto Lariisa

Autor(es):
Bastos, José Eduardo Souza

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
LARIISA é um projeto de pesquisa e desenvolvimento para um sistema de tomada de decisão em Saúde pública com foco em Atenção Primária. No LARIISA destacam-se três características: ele é baseado em ontologias, é sensível ao contexto (context-aware technology) e faz uso da TVDI (TV Digital Interativa) para a captura/envio de informações de pacientes em residência. Embora o projeto LARIISA seja, em sua concepção, orientado para a governança em saúde, existe uma demanda para que sua plataforma possa suportar também aplicações em educação. A justificativa para essa demanda deve-se ao fato das atividades educativas serem complementares às políticas de saúde (campanhas, informações, treinamentos, etc). Este trabalho faz inicialmente uma análise da potencialidade do uso do LARIISA na área educacional. Ele propõe o NCL Lariisa, uma ferramenta de autoria para a criação de objetos de aprendizagem (OA) na linguagem NCL, uma ferramenta de autoria hipermídia desenvolvida na PUC-Rio. Em consequência, o NCL Lariisa gera o código automático NCL (Nested Context Language), que é uma linguagem declarativa do Ginga, o middleware da TV Digital brasileira. O NCL Lariisa dispensa o desenvolvedor de OA de conhecer a linguagem de programação NCL, necessária no desenvolvimento de uma aplicação com o Composer ou outra ferramenta de autoria (NCL Eclipse, por ex.). Trata-se, portanto, de uma ferramenta de autoria que permite ao desenvolver maior concentração nos aspectos cognitivos da aplicação e criar um OA de forma mais rápida e didática. Assim, a inserção de um vídeo em uma aplicação, por exemplo, resume-se ao uso do mouse (para definição de coordenadas e delimitação da área do vídeo) e a inserção do objeto (vídeo no caso). Esta versão do NCL Lariisa contempla, portanto, a característica de TV Digital do LARIISA. Palavras-chaves: Informática Educativa; Software de Autoria; Objeto de Aprendizagem (AO); LARIISA; Saúde e Interatividade.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Bastos, José Eduardo Souza. Análise e desenvolvimento de ferramenta de autoria na construção de objetos de aprendizagem em NCL: um estudo de caso para o projeto Lariisa. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1