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Repositório Institucional - UECE
Título:
Ensinar matemática com uso de tecnologias digitais: um estudo a partir da representação social de estudantes de pedagogia

Autor(es):
Maia, Dennys Leite

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
Esta dissertação discute a formação de professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental para trabalhar Matemática com uso de tecnologias digitais, a partir da representação social de pedagogos em processo de formação, na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisas atestam que o uso de recursos digitais nas práticas educativas contribui para o processo de ensino-aprendizagem. No caso da Matemática, que tem apresentado níveis críticos de aprendizagem, a introdução de tecnologias digitais na prática pedagógica colabora para amenizar essas dificuldades. Desde meados dos anos 1990, políticas públicas são executadas visando à inclusão digital escolar. Inicialmente, a ênfase se deu na inserção de máquinas nas escolas e, assim, o Brasil passou da perspectiva de 1 computador para cada 25 alunos, em 2000, para o modelo de 1
para 1, em 2012. A fim de otimizar as experiências, sentiu-se a necessidade de o professor estar apto a utilizar pedagogicamente tais recursos. Os principais programas de informatização das escolas – PROINFO e PROUCA – previam a formação de professores em serviço. Percebeu-se que, mesmo incentivando a disseminação do uso das tecnologias digitais nas escolas, o poder público iniciou a regulamentação da formação inicial docente tardiamente. A discussão que importa neste trabalho é aquela que ocorre nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, cujas primeiras
regulamentações foram emanadas apenas em 2006. Na análise do currículo do referido curso, na UECE, campus do Itaperi, percebeu-se que a formação pedagógica para o uso de tecnologias digitais acontece em disciplinas de caráter optativo e em parte da carga horária de disciplinas
voltadas para os diferentes ensinos. Essas formações não têm acontecido efetivamente, pois apenas 11% dos alunos que ingressam no curso concluem a disciplina básica; nas disciplinas ligadas aos ensinos, somente a Matemática tem reservado, efetivamente, tempo curricular para tecnologias. Diante deste quadro, objetivou-se analisar a representação social de pedagogos em formação, acerca do ensinar Matemática com uso de tecnologias digitais como fruto do processo de formação inicial e como instrumento para a prática docente. O referencial teórico utilizado para a captação da representação foi a Teoria das Representações Sociais, a partir da abordagem estrutural proposta pela Teoria do Núcleo Central. De acordo com esta teoria uma representação social é organizada em dois subsistemas: o central e o periférico. O método de pesquisa utilizado foi qualiquantitativo. O principal instrumento de coleta de dados foi o teste de associação livre de palavras, submetido a 123 sujeitos. O levantamento chegou a um total de 726 palavras. O sistema central foi composto pelos termos: inovação, criatividade, computador e jogo. O sistema periférico, composto por três periferias, teve seus termos analisados considerando a influência que o sistema central exerce sobre eles, bem como as influências mútuas entre os elementos periféricos. Identificou-se que a representação social acerca do ensino de Matemática com uso de tecnologias digitais pelo
estudantes de Pedagogia da UECE dá relevo ao recurso digital em detrimento do professor. Essa concepção está mais alinhada àquela presente no senso comum, difundida pela mídia, do que à validada cientificamente. Além disso, revelou-se a necessidade sentida pelos sujeitos de formação
para a utilização pedagógica das tecnologias digitais. Concluiu-se que o curso de Licenciatura em Pedagogia, instância responsável pela formação científica dos futuros pedagogos, não tem exercido influência efetiva na construção dessa representação. Espera-se que este estudo, o conhecimento da representação social de estudantes de Pedagogia sobre ensinar Matemática com uso de tecnologias digitais possa contribuir para uma reflexão acerca do processo de formação de pedagogos. Este trabalho contou com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (CAPES). Palavras-chave: formação de pedagogos, tecnologias digitais, ensino da Matemática, representação social.

Abstract:
This dissertation discusses the training of teachers on childhood education and early years of elementary school, to teach mathematics using digital technologies, from the social representation of teachers in the process of training at the State University of Ceara (UECE). Researches show that the use of digital resources in educational practices contribute to the process of teaching and learning. In the case of mathematics, which has had critical levels of learning, the introduction of digital technologies in teaching practice contributes to overcome these difficulties. Since the mid- 1990s, public policies are implemented aiming the digital inclusion in school. Initially, emphasis was placed on the integration of machines in schools; in 2000, the country had the perspective of 1 computer for every 25 students, now the model is 1 machine per student. To optimize the experience, it was necessary to train the teachers to use pedagogically such resources. The main programs of computerization of schools - PROINFO and PROUCA - provided for the training of teachers in service. It was noticed that, even encouraging the widespread use of digital technologies in schools, the government was very slow in regulating the initial teacher training . The discussion that matters in this dissertation is that which occurs in the courses of Pedagogy, whose first regulations were issued in 2006 . In the analysis of the curriculum of that course in UECE, Itaperi campus, it was noted that training for the pedagogical use of digital technologies occurs as optional subjects and part of the workload of the different disciplines focused on teaching. These formations have not actually happened as only 11% of students entering the course complete the basic discipline; in subjects related to teaching, only mathematics has booked effectively for curricular time technologies. Given this framework,the objective of this work was to analyze the social
representation of pedagogues in training, about the use of teaching mathematics with digital technologies, as a result of the initial training and as a tool for teaching practice. The theoretical framework used to capture the representation was the Social Representations Theory from the structural approach proposed by the Central Nucleus Theory. According to this theory a social representation is organized into two subsystems: the central and peripheral. The test system was mixed method research. The main instrument for data collection was a test of free association of words, applied to 123 subjects. The survey reached a total of 726 words. The central system was composed of the words: innovation, creativity, computer and game. The peripheral system consists of three peripheries, had their terms analyzed considering the influence that the central system has on them as well as the mutual influences between the peripheral elements. It was found that the social representation of the teaching of mathematics with the use of digital  echnologies by students of Pedagogy UECE gives emphasis on digital resource to the detriment of the teacher. This design is more aligned to that present in the common sense, diffused by the media, instead of the scientifically validated. Moreover, it proved the need felt by the subject of training for the educational use of digital technologies. It was concluded that the course of Pedagogy, the body responsible for the scientific education of future teachers, has not exercised effective influence in the construction of this representation. It is hoped that this study, knowledge of the social representation of Pedagogy students about teaching mathematics with the use of digital technologies can contribute to a reflection on the process of training teachers. This work was funded by the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). Keywords: training of educators, digital technologies, mathematics education, social representation.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Maia, Dennys Leite. Ensinar matemática com uso de tecnologias digitais: um estudo a partir da representação social de estudantes de pedagogia . 2012. 191 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

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