Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação continuada dos professores do AEE: saberes e práticas pedagógicas para a inclusão e permanência de alunos com surdocegueira na escola

Autor(es):
Matos, Izabeli Sales

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
Este estudo teve como objetivo maior analisar a formação continuada do professor do AEE, relacionando-a com seus saberes e práticas pedagógicas, ante a proposta de inclusão educacional e da permanência de alunos com surdocegueira, nas escolas de ensino fundamental da rede pública no
Município de Fortaleza. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, que opta pelo estudo de caso múltiplo, como método de pesquisa. Foi realizada em duas escolas regulares da cidade de Fortaleza, com duas professoras do Atendimento Educacional Especializado-AEE. Os critérios de seleção dos sujeitos, para participar da pesquisa, foram: atuar nas salas de recursos multifuncionais, em ‘escolas comuns’ da rede pública municipal de Fortaleza; desenvolver práticas de atendimento educacional especializado com alunos surdocegos; e ter atuação, nessa área, por, no mínimo, um ano. Para obtenção dos dados que atenderam ao objetivo da investigação, foram realizadas observações sistemáticas do contexto escolar (Observação I) e da prática docente (Observação II); análise de documentos; aplicação de questionários e realização de entrevistas. Foi
utilizado para o processamento das informações, a categorização analítica. O questionário e a observação I trouxeram as primeiras aproximações com o sujeito e subsídios para análises posteriores. A entrevista, os documentos e as observações II foram analisados com suporte no Software QSR Nvivo 9, um programa para análise qualitativa de dados. Os resultados indicam que as professoras demonstram disponibilidade e interesse pela formação continuada, embora estas formações não contemplem ainda suas necessidades ante suas práticas pedagógicas e não trazem elementos suficientes para auxiliar na inclusão educacional e permanência de alunos com surdocegueira na escola. Quanto às suas práticas, elas atuam na sala de recursos multifuncionais, em espaços e com recursos nem sempre adequados; consideram as características individuais dos alunos, embora desconsiderem as implicações da dupla privação sensorial. Em relação ao planejamento e conteúdo desenvolvidos, houve divergência de respostas entre as duas professoras; uma delas não associa o planejamento ao que é desenvolvido em sala de aula comum. Desenvolvem parcerias com instituições especializadas, tendo-as como fortes aliadas no processo educacional; e afirmam que a inclusão de seus alunos ocorre de forma incompleta. Para as professoras, os saberes relevantes a sua prática estão relacionados às especificidades da deficiência, como a comunicação,
linguagem e ‘orientação e mobilidade’, aspectos relacionados ao agir e interagir com o aluno. Com relação às contribuições da formação continuada para a inclusão e permanência dos alunos e sua atuação diante deles, apesar do depoimento afirmando a demanda por saberes específicos para sua
realização de forma adequada, a prática das professoras denota o empenho para que se estabeleçam a inclusão e a permanência dos alunos no contexto educacional. Mais que boa vontade, entretanto, é essencial que o professor do AEE tenha uma formação específica, para que o aluno
seja compreendido na sua inteireza e que seja respeitada a realidade do contexto em que se encontra. Palavras-chave: Formação Docente. Inclusão Escolar. Surdocegueira.

Abstract:
This study aims at analyzing the continuous education of the AEE professors with regards to their knowledge and pedagogical practices in relation to the proposal of educational inclusion and the permanence of students with deaf-blindness in the public schools of the Fortaleza Municipality. It is a
descriptive research of qualitative approach that uses multiple case studies as research methodology. It was carried out in two regular schools of the Fortaleza city with two teachers of the Special Education Care AEE. The candidate selection criteria to participate in the research were: to be
enrolled in the multifunctional resources classrooms in “common schools” of the Fortaleza city public schools network; to develop special education care practices with deaf-blind students and having taken part in this area for at least one year. In order to obtain data that meet the research goals,
systematic observations of the schooling context were performed (Observation I) as well as teaching practices observations (Observation II); document analysis, questionnaires and interviews. Analytic categorization was used to for data processing. The questionnaire and Observation I offered the first
encounters with the people and material for later analysis. The interview, documents and observations II were analyzed with the support of Software QSR Nvivo 9, a qualitative data analysis program. Results suggest that teachers were available and interested in continuous education, although these
programs still don’t cover their needs with regards to their pedagogical practices and do not offer them enough elements to help them work towards social inclusion and the permanence of deaf-blind students in school. As for their practices, they act in the multifunctional resources classrooms, with
space and resources that are not always adequate; they take into account the individual characteristics of students, however they do not consider the implications of the double sensory deprivation. As for the planning and contents developed, there were different responses between the two teachers: one of them does not link planning to what is actually developed in the common classrooms. They develop partnerships with specialized institutions, which are strong allies in the educational process and they affirm that their students’ inclusion happens in a somewhat incomplete manner. For teachers, the knowledge relevant to their practices is related to the peculiarities of this condition, such as communication, language and “orientation and mobility”, which are aspects related to all initiatives and interactions with the students. With regards to the contributions of continuous education to the inclusion and permanence of students and its practical effects on them, despite the statement affirming the demand for specific knowledge to carry out this task more adequately, the teacher’s practices reveal their commitment to establish student’s inclusion and permanence in the educational context. However, more than goodwill, it is essential that the AEE teachers receive specific training in order to better and fully understand their students, respecting the reality and the context in which they are immersed. Keywords: Teacher Training; Educational Inclusion; Deaf-blindness.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Matos, Izabeli Sales. Formação continuada dos professores do AEE: saberes e práticas pedagógicas para a inclusão e permanência de alunos com surdocegueira na escola . 2012. 220 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1