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Repositório Institucional - UECE
Título:
A formação em pesquisa no mestrado em educação: contribuições para prática pedagógica e profissional de professores da educação básica

Autor(es):
Silveira, Clarice Santiago

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
Este estudo intitulado A formação em pesquisa no mestrado em educação: contribuições para prática pedagógica e profissional de professores da Educação Básica, teve como objetivo central analisar as contribuições da formação em pesquisa, decorrente da experiência de formação em Curso de
Mestrado em Educação para a prática pedagógica e profissional de professores da Educação Básica egressos do Mestrado. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, e cunho etnometodológico, que teve a participação de dez docentes com Mestrado atuantes no ensino básico. A coleta dos dados foi dividida em três etapas, a primeira consistiu na aplicação de um questionário com os dez professores. Desse grupo foi selecionada uma subamostra de quatro deles, para participar da segunda e terceira etapas da pesquisa, compreendendo as atividades de observação e entrevista. As observações foram realizadas no espaço escolar e na sala de aula do professor e, ao final do último dia de observação era realizada a entrevista. A atividade de observação na escola buscou conhecer suas condições físicas que viabilizam ou impedem a realização de pesquisas nesse espaço, e as observações em sala de aula procuraram encontrar ações que evidenciassem uma contribuição da formação em pesquisa para a prática pedagógica desses professores. Os dados coletados na observação eram validados durante a entrevista semiestruturada e de explicitação, onde o docente com Mestrado atribuiu significado às suas práticas e relatou, também sobre aspectos relacionados à sua formação em pesquisa no Mestrado em Educação. A análise do material coletado foi categorizada por temáticas relevantes ao estudo e contou, com o software de análise de dados qualitativos ‘N Vivo 9’. A análise do material mostrou que os professores com Mestrado atuantes na Educação Básica encontram dificuldades e obstáculos para se manterem ativos em atividades de pesquisa, embora alguns reconheçam acomodação e falta de organização para retornar a essas
atividades. A falta de tempo, o contexto e a jornada de trabalho aparecem como principais dificuldades para a realização de pesquisas nas escolas. A aproximação ao grupo dos quatro professores e seu contexto de trabalho mostrou que a formação em pesquisa recebida por ocasião do Mestrado traz mudanças para o trabalho docente, mesmo em instituições onde não há condições propícias ao desenvolvimento de pesquisas. As principais contribuições para a prática pedagógica e profissional apontadas pelos professores pesquisados foram: contextualização do conteúdo para
aproximar com a realidade do aluno; estímulo à reflexão e criticidade dos discentes; adoção de atividades que estimulem a pesquisa, o debate e o pensamento autônomo; modificações na relação professor-aluno; nova maneira de ver e pensar a avaliação em sala de aula; mudança nos modos de
ser professor; amadurecimento profissional; estímulo à autoformação; adoção de atitude mais crítica e reflexiva; aprofundamento do papel social da profissão docente. A melhoria das condições de trabalho e o apoio à realização dessas atividades dentro das instituições de ensino favoreceria ainda
mais a atuação docente, auxiliando na mudança da cultura de cumprimento de metas, que perde de vista a autonomia do professor, sua capacidade de criar, mudar e melhorar seu ensino.
Palavras chave: Formação em pesquisa. Professor de Educação Básica. Mestrado em Educação.

Abstract:
This study entitled 'The research formation in education master degree: contributions for pedagogic and professional practice of teachers in basic education' had as a central object the analysis of the contributions of research formation, provenient from the experience of Master Degree in Education for the pedagogic and professional practice of master teachers in Basic Education. The research has a qualitative approach, and ethnomethodological nature, in which participated ten master teachers acting on basic education. The data research was divided into three steps, the first consisted on the
application of a questionnaire with the ten master teachers. From this group, a sample with four of them was selected to take part on the second and third steps of the research, containing the activities of observation and interview. The observations took part in a scholar environment and the teacher's
classroom; at the end of each day, the interviews were made. The observation activities in schools allowed to know their physical conditions which make possible or make difficult the making of research activities in this space, and the classroom observations aimed to find actions which made clear the contribution of research formation to those teacher's pedagogical practice. The information collected in observations was validated during the semi-structured interview and explicitation, where the master teachers gave meaning to their practices and mentioned aspects related to their formation in research in Education Master Degree. The analysis of the collected material was categorized by relevant themes and counted on the qualitative data analysis software 'N Vivo 9'. Material analysis showed the master teachers acting on basic education find obstacles to keep active on research activities, although some admit accommodation and lack of organization to resume this activities. The lack of time, the context and work journey appear as main difficulties to the establishment of research in schools. The approach to the group of 4 teachers and their context of work showed that the research formation by Master Degree brings changes to teaching even in institutions where there are no proper conditions to research development. The main contributions to pedagogic practice appointed by the researched teachers were: contextualization of the subjects, bringing the students closer to them; stimulation to reflexion and critical sense; adoption of activities that stimulate research, debate, autentical thinking; changes in student-teacher relationship; new ways of seeing and evaluation classroom work; changes of teaching methods; professional maturity; stimulation to self-learning;
deepening of the social role of docent work. The improving of working conditions and the support to these activities inside institutions would favor even more the teaching activities, promoting a change in the culture of target fulfillment, which suffocates the teacher's autonomy, his capacity to create,
change and improve his teaching.
Keywords: research formation, basic education teacher, master degree in education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Silveira, Clarice Santiago. A formação em pesquisa no mestrado em educação: contribuições para prática pedagógica e profissional de professores da educação básica . 2012. 198 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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