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Repositório Institucional - UECE
Título:
Cuidado clínico de enfermagem em serviço ambulatorial especializado em HIV/AIDS: os discursos que permeiam essa prática

Autor(es):
Macêdo, Simara Moreira de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
Reconhecendo a complexidade de questões que envolvem o sujeito com HIV/Aids, frente ao estigma e preconceito ainda presente no meio social, destacamos a importância de que o cuidado de enfermagem possa promover a construção de uma prática clínica direcionada ao paciente, de forma a não priorizar apenas as questões biológicas. Tivemos como objetivo analisar os discursos acerca do cuidado produzido por enfermeiros que atuam em Serviço Ambulatorial Especializado em HIV/Aids, acreditando que através da identificação das suas formações discursivas poder-se-á identificar as concepções de cuidado que permeiam a atuação do profissional. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em quatro Serviços Ambulatoriais Especializados em HIV/Aids do município de Fortaleza-CE, tendo como sujeitos do estudo dez enfermeiras que atuavam na assistência das referidas instituições. Para a análise dos dados, foi utilizada como método a análise do discurso na perspectiva da corrente francesa de pensamento. A análise culminou com a construção de quatro núcleos de sentido, representando os discursos que se entrecruzam no contexto assistencial em enfermagem: discurso pedagógico, discurso moralizante, discurso da denegação e discurso humanista. Por meio do discurso pedagógico, a profissional assume o papel de reprodutora do conhecimento científico, e acreditando ser este o discurso da verdade, transmite-o ao paciente por meio da mecanização e da repetição de informações, produzindo uma relação verticalizada, na qual o processo terapêutico é conduzido. Mediante um discurso moralizante, o enfermeiro instiga o paciente a revelar sobre sua vida, intimidade, sexualidade, hábitos, utilizando, para tanto técnicas de confissão e mecanismos disciplinares no intuito de "docilizar" os pacientes para que estes possam seguir a terapêutica médica sem resistência. O cuidado na perspectiva de denegação surge a partir do movimento inconsciente manifestado nos discursos, no sentido de sempre haver algo a se revelar. Destacou-se neste discurso o fato de o enfermeiro não se perceber nas ações de cuidado que se desenvolve pelo fato de amparar a atuação das demais categorias profissionais, assumindo de forma implícita, e até inconsciente, os pilares da assistência. Através do discurso humanista, o profissional manifestou parafrasticamente, pautado no modelo assistencial proposto pelo Ministério da Saúde, a relevância de que o paciente seja percebido e valorizado no contexto da assistência, de forma que este possa ser visto como um todo, atuando como protagonista no processo de cuidado, para tanto, sendo necessário ouvi-lo e permitir a sua manifestação subjetiva. Ressalte-se que a enfermagem, pautada na ideologia do cuidado biomédico, apropria-se dos diferentes discursos no sentido de conduzir o paciente a seguir às condutas determinas pelo médico, com foco, sobretudo, na sua medicalização, acreditando, ser este o caminho necessário para manter o bem-estar da saúde do paciente. Enfatiza-se a necessidade de existência de uma ética emancipatória para realização do cuidado de enfermagem, que ponha em destaque o sujeito e suas necessidades, e que este possa se perceber implicado neste processo, sendo necessário que os profissionais de enfermagem consigam se apropriar de um referencial teórico e construir uma base filosófica e epistemológica sobre esse cuidado. Palavras-chave: Enfermagem. Cuidado. HIV/AIDS. Discurso.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Macêdo, Simara Moreira de. Cuidado clínico de enfermagem em serviço ambulatorial especializado em HIV/AIDS: os discursos que permeiam essa prática. 2011. 139 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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