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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A formação inicial do pedagogo para o ensino de fração

Autor(es):
Santana, Larissa Elfisia de Lima

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
Neste estudo investigou-se a formação inicial de pedagogos para o ensino de fração nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram pesquisados 10 alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, que já haviam concluído a disciplina voltada para sua formação no que diz respeito ao conceito de fração. A coleta de dados foi realizada por intermédio da aplicação de um roteiro de perguntas referenciado no método clínico-piagetiano, com o objetivo de analisar os conhecimentos nos domínios conceituais e didáticos do conceito de fração. Optou-se pela realização de um estudo de caso, em função da finalidade de analisar em profundidade os conhecimentos de cada domínio. Os resultados foram apresentados por meio de dois enfoques que abordaram, respectivamente: o domínio conceitual da fração, isto é, os conhecimentos apresentados com relação às representações e significados deste conceito; o domínio didático que considerou a percepção dos alunos acerca de como eles pensam em ensinar fração. Os resultados encontrados apontam para a necessidade de se ampliar a formação para o ensino de fração, uma vez que os alunos demonstraram uma percepção limitada no que diz respeito às representações e significados da fração. No que diz respeito ao domínio conceitual evidenciou-se dificuldade, em especial, com os significados medida e número e com as representações numérica decimal e figural discreta. Constatou-se também a transposição de saberes relativos aos números naturais para a fração. No domínio didático observou-se a percepção das representações figurais e concretas como eficazes e eficientes para qualquer situação de ensino relativa à fração. Tal percepção demonstra a não compreensão da importância da diversificação dos registros de representação semiótica. Observou-se ainda a ênfase na elaboração de problemas envolvendo o significado operador multiplicativo. Diante destes resultados, considera-se que a formação inicial desses sujeitos ainda se encontra em descompasso com as indicações apontadas pela literatura acerca da promoção de práticas que propiciem a superação dos obstáculos na compreensão da fração.
Palavras chave: Formação inicial; Fração; Educação Matemática; Pedagogo.

Abstract:
In this study we investigated the initial preparation of teachers for teaching fraction in the early years of elementary school. We surveyed 10 students of the Faculty of Pedagogy at the State University of Ceará that had already completed the course responsible for their formation in relation to the concept of fraction. The data gathering was accomplished from the application of a structured interview referenced in Piaget's clinical method, in order to analyze the knowledge in the fields of conceptual and didactic of the conception of fraction. We have chosen a study case, depending on the purpose of analyzing in depth knowledge of each domain. The results were presented by two approaches that focused, respectively: the conceptual domain of the
fraction, in other words, the knowledge presented about representations and meanings of this concept; the teaching field that considered students'
perceptions about how they think about the teaching of fractions. The results point to the need to expand training for teaching fraction, since the students demonstrated a limited perception with regard to the representations and meanings of the fraction. In respect to the conceptual domain it was observed difficulties, in particular, with fraction’s meanings of number and measure and with the representation decimal numeric and figural discreet. Besides being verify the transposition of knowledges concerning of rational numbers for fraction. In the didactical field was observed the perception of the figural and concrete representations as effective and efficient for any teaching situation on the fraction. . Such perception shows the lack of
understanding of the importance of diversification of registers of semiotic representation. There was also an emphasis on development of problems involving the meaning multiplicative operator. Faced with these results, it is considered the initial formation of these subjects is still out of step with the directions described in literature about the promotion of practices that provide overcoming obstacles in the comprehension of the fraction. Keywords: Initial preparation of teachers; fractions; Math Education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Santana, Larissa Elfisia de Lima. A formação inicial do pedagogo para o ensino de fração. 2012. 182 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

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