A formação inicial do pedagogo para o ensino de fração
Autor(es):
Santana, Larissa Elfisia de Lima
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2012
Resumo:
Neste estudo investigou-sea formação inicial de pedagogos para o ensino de fração nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram pesquisados 10alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará,que já haviam concluído a disciplina voltada para sua formação no que diz respeito ao conceito de fração. A coleta de dados foi realizada por intermédio da aplicação de um roteiro de perguntas referenciado no método clínico-piagetiano, com o objetivo de analisar os conhecimentosnos domínios conceituais e didáticosdoconceito de fração. Optou-se pela realização de um estudo de caso, em função da finalidade de analisar em profundidade os conhecimentos de cada domínio. Os resultados foram apresentados por meio de dois enfoques que abordaram, respectivamente: o domínio conceitual da fração, isto é, os conhecimentos apresentados com relaçãoàsrepresentações e significados deste conceito; o domínio didático que consideroua percepção dos alunos acerca de como eles pensam em ensinar fração. Os resultados encontrados apontampara a necessidade de se ampliar a formação para o ensino de fração, uma vez que os alunos demonstraram uma percepção limitada no que diz respeitoàsrepresentaçõese significados da fração. No que diz respeito ao domínio conceitualevidenciou-se dificuldade,emespecial,comossignificadosmedidae número e com as representações numérica decimal e figural discreta.Constatou-se tambéma transposição de saberes relativos aos númerosnaturaispara a fração. No domínio didático observou-se a percepção das representações figurais e concretas como eficazes e eficientes para qualquer situaçãode ensinorelativaàfração. Tal percepção demonstraanãocompreensãoda importânciada diversificaçãodos registros de representaçãosemiótica.Observou-se ainda a ênfasena elaboração de problemas envolvendo o significado operador multiplicativo. Diante destes resultados, considera-se que a formação inicial desses sujeitos ainda se encontra em descompasso com as indicações apontadas pela literatura acerca da promoção de práticas que propiciem a superação dos obstáculos na compreensão da fração. Palavras chave: Formação inicial; Fração;Educação Matemática; Pedagogo.
Abstract:
In this studywe investigated theinitial preparation ofteachersfor teachingfractionin theearlyyearsofelementaryschool.Wesurveyed10studentsoftheFacultyof PedagogyattheStateUniversityofCearáthathadalreadycompletedthecourse responsible fortheir formation inrelation to the conceptof fraction. The data gathering wasaccomplishedfromtheapplicationofastructuredinterviewreferenced inPiaget'sclinicalmethod,in order toanalyze the knowledgein the fieldsofconceptual anddidacticof the conception of fraction. We have chosen a study case,depending on thepurposeofanalyzingindepthknowledgeofeachdomain.Theresultswere presentedby twoapproachesthat focused, respectively:the conceptual domainof the fraction,inotherwords,theknowledgepresentedaboutrepresentationsand meaningsofthisconcept;theteachingfieldthatconsideredstudents' perceptionsabouthow theythinkabout theteachingoffractions.The resultspoint to theneedtoexpandtrainingforteachingfraction,sincethestudents demonstratedalimited perceptionwith regardto the representationsand meaningsof the fraction.In respect to the conceptual domain it was observed difficulties, in particular, with fraction’s meanings of number andmeasure and with the representation decimalnumericandfiguraldiscreet.Besidesbeingverifythetranspositionof knowledgesconcerningofrationalnumbersforfraction.Inthedidacticalfieldwas observedtheperceptionofthefiguralandconcreterepresentationsaseffectiveand efficientfor anyteaching situationonthe fraction..Such perceptionshows thelack of understandingoftheimportanceofdiversificationofregistersofsemiotic representation.There was alsoan emphasis ondevelopmentofproblemsinvolvingthe meaningmultiplicative operator.Faced with theseresults, it is consideredthe initial formationofthesesubjectsisstilloutofstepwiththedirectionsdescribedin literatureaboutthe promotionof practicesthatprovideovercoming obstaclesin the comprehensionof the fraction. Keywords:Initial preparation of teachers; fractions; Math Education.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Santana, Larissa Elfisia de Lima. A formação inicial do pedagogo para o ensino de fração. 2012. 182 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1