Políticas de educação inclusiva em tempos de IDEB: escolarização de alunos com deficiência na rede de ensino de Sobral- CE
Autor(es):
Cardoso, Ana Paula Lima Barbosa
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2011
Resumo:
Esta pesquisa tem como objeto a política de educação inclusiva de Sobral-CE, na
relação com as políticas de avaliação observadas naquele contexto. A análise objetivou
compreender como são desenvolvidos os processos de escolarização dos alunos com
deficiência naquele município. O objeto impôs o exame de duas áreas que não
apresentam tradição em se articular: Avaliação Educacional e Educação Especial. A
escolha pelo município de Sobral deu-se em função da participação da autora no estudo
“Bons resultados no IDEB: estudo exploratório de fatores explicativos”. Foi realizado
um estudo exploratório, mapeando as iniciativas de educação inclusiva em oito
municípios da amostra do estudo citado. A pesquisa assumiu a abordagem qualitativa e
o paradigma construcionista, em razão de buscar a compreensão do movimento de
elaboração e implementação da política em exame. Viabilizou-se, por meio do Estudo
de Caso, utilizando como instrumentos a entrevista, a observação e a análise
documental. Foram sujeitos o secretário de educação e quatro técnicos daquela
Secretaria; os diretores, coordenadores, professores da sala comum e do Atendimento
Educacional Especializado (AEE) das escolas de maior e menor IDEB daquela rede. Os
dados foram tratados pela análise de conteúdo com base em Bardin (1977) e Franco
(2005). As conclusões do estudo exploratório indicaram a existência de ações de
educação inclusiva nos oito municípios pesquisados, evidenciando disparidades entre
algumas ações, e convergências entre outras. O estudo de caso possibilitou a elaboração
do seguinte panorama sobre a política de Educação Especial do município: identificação
dos alunos com deficiência; AEE; instrumentos da gestão do AEE elaborados pela
SME; material didático específico para o AEE; formação ofertada pela SME;
implantação das Salas de Recursos Multifuncionais; ausência de formação para os
professores das salas comuns; parcerias entre a SME e a Saúde/Assistência Social; e
lacunas na avaliação da aprendizagem dos alunos com deficiência. Analisando o “lugar”
dos alunos com deficiência na Avaliação Externa de Sobral-CE, foram identificados
como “as crianças da margem”. A Prova Brasil também foi apontada como inadequada
para avaliar a aprendizagem desses alunos. Evidenciou-se, pois, a necessidade de uma
avaliação específica, que observe os critérios de processualidade, continuidade e
flexibilidade. A ação não deve ser uma tarefa isolada de professores ou escolas, mas dos
sistemas de ensino. Urge a proposição de orientações claras sobre como avaliar os
processos de aprendizagem dos alunos com deficiência. Suscita-se o desenvolvimento
de investigações que invistam em novas interfaces da Educação Especial com a
Avaliação Educacional.
Palavras-chave: Políticas de Educação Inclusiva; Avaliação em Larga Escala; Alunos
com Deficiência.
Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Cardoso, Ana Paula Lima Barbosa. Políticas de educação inclusiva em tempos de IDEB: escolarização de alunos com deficiência na rede de ensino de Sobral- CE . 2011. 262 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024
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