Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Comunidade de Prática Virtual Inclusiva (CPVI) como ferramenta auxiliar na formação de professores de matemática para lidar com deficientes visuais

Autor(es):
Cruz, Angelina Costa

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo, organizar uma Comunidade de Prática na escola com professores para investigar materiais manipulativos adequados para realização de atividades da área de ensino da Matemática, considerando o atendimento a alunos com deficiência visual e, com a utilização do Moodle para publicação da Base de Conhecimento, organizada pela comunidade sobre o tema investigado. O projeto, seguindo os princípios de desenvolvimento de uma Comunidade de Prática, nasceu como o nome ''Comunidade de Prática Virtual Inclusiva (CPVI)'' e organizou-se em duas dimensões: presencial e virtual. Na fase presencial, a comunidade apropriou-se de informações diversas sobre educação inclusiva, estudou e pesquisou sobre os recursos manipulativos Soroban, o Kalah e o Material Dourado, com o foco na organização de atividades e sugestões de trabalho com os respectivos materiais. Na fase virtual, os professores utilizaram o ambiente de ensino Moodle, com suas ferramentas colaborativas, para publicação da base de dados dos recursos investigados. Assim, os saberes e a prática da CPVI, acerca da utilização do Soroban, do Kalah e do Material Dourado com crianças deficientes visuais poderão ser consultados e utilizados por outras comunidades ou indivíduos interessados no tema.Palavras chaves: Comunidade de Prática. Ambiente de Ensino Moodle. Deficientes Visuais. Matemática.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Cruz, Angelina Costa. Comunidade de Prática Virtual Inclusiva (CPVI) como ferramenta auxiliar na formação de professores de matemática para lidar com deficientes visuais. 2009. 139 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1