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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Otimização na compra de energia elétrica oriunda de usinas hidrelétricas e eólicas no ambiente de contratação livre, utilizando um modelo de programação dinâmica

Autor(es):
Silva, George Martins

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
Este trabalho se propõe a implementar um modelo de Programação Dinâmica com o objetivo de determinar uma política ótima de contratação de energia por consumidores livres. O conceito de consumidor livre foi criado em 1995 com a reestruturação do setor elétrico brasileiro, sendo caracterizado pela livre negociação de preço, volume e prazo de sua energia com fornecedores no ambiente de contratação livre. O consumidor livre pode firmar contratos de compra de energia para suprimento de sua demanda com mais de um fornecedor. A execução do modelo consistiu em ponderar as variáveis envolvidas no problema como o montante de energia a ser consumido num determinado período, sazonalizada mensalmente, os preços da energia ofertada por fornecedores, os encargos e tarifas aplicáveis na comercialização de energia e o preço de liquidação das diferenças, para determinar a alocação mensal de energia a ser adquirida de cada fornecedor, minimizando o custo esperado com a compra de energia elétrica. O modelo levará em consideração que parte, denida pelo comprador, do montante de energia demandada deverá ser adquirida obrigatoriamente de fornecedores de energia eólica, pois será utilizada como parte de uma política de sustentabilidade ambiental mantida pelo comprador, que aplica em sua instituição o marketing ambiental. As execuções do modelo foram realizadas com cenários baseados em hipóteses de mercado e os resultados foram analisados sob a perspectiva do comportamento do modelo. Palavras-Chave: programação dinâmica. energia eólica. marketing ambiental. consumidor livre.

Abstract:
This work intends to implement a dynamic programming model in order to determine an optimal policy of hiring energy for free consumers. The concept of free consumer was created in 1995 with the restructuring of the brazilian electricity sector, characterized by the free negotiation of price, volume and timing of its energy suppliers in the free market. The free consumer may enter into contracts to purchase energy to supply its demand with more than one supplier. Running the model was to consider the variables involved in the problem as the amount of energy to be consumed in a given period, seasonally adjusted monthly basis, the energy prices offered by suppliers, charges and tariffs in the energy trading and settlement of price differences to determine the monthly allocation of energy to be purchased from each supplier, minimizing the expected cost with the purchase of electricity. The model takes into account that part, dened by the purchaser, the amount of energy demand must be acquired compulsorily wind energy suppliers, it will be used as part of an environmental sustainability policy maintained by the buyer, which applies in the environmental marketing your institution . The executions were carried out with the model scenarios based on market assumptions and the results were analyzed from the perspective of model behavior. Keywords: dynamic programming. wind energy. green marketing. free consumer.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Silva, George Martins. Otimização na compra de energia elétrica oriunda de usinas hidrelétricas e eólicas no ambiente de contratação livre, utilizando um modelo de programação dinâmica. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

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