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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O tema dengue no ensino médio: uma análise de conteúdo das coleções didáticas aprovadas pelo PNLD 2012

Autor(es):
Guimarães, Larissa Alves

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
Nos últimos anos, a qualidade dos livros didáticos (LD) tem sido posta em discussão e impulsionado mudanças significativas na sua produção editorial. Ao LDm instrumento de ensino mais difundido no Brasil e no mundo, está agregada a função de dialogar com os mais diferentes saberes e problematizar a realidade dos discentes. A educação em saúde, considera valiosa estratégia na promoção de saúde, deve ser trabalhada no ambiente escolar e pode se utilizar do LD para desenvolver, nos docentes, atitudes de combate a doenças.A dengue é uma dentre outras doenças de relevância nacional e internacional que pode ser incluída em atividades e projetos dessa natureza. Ressalta-se assim, a importância de se conhecer e refletir sobre a contribuição dos LD para a construção individual e coletiva dos educandos nas ações de controle de dengue. No presente estudo, objetivou-se analisar a abordagem do tema dengue nas coleções didáticas aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2012, através da análise de conteúdo temática. O processo de análise se desenvolveu em três fases: a pré-análise; a codificação e análise propriamente dita; e as inferências feitas embasaram-se no que os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) no tocante ao tema transversal saúde, e também no que o Guia do PNLD 2012 afirma em relação às coleções aprovadas. Todas as coleções de Biologia analisadas abordaram a temática dengue no mínimo um e no máximo três LD, totalizando 11 LD. Sete desses foram LD da 2ª série do ensino médio, embora o tema também tenha sido encontrado em dois LD da 1ª séire e em um LD da 3ª série do ensino médio. A maioria das coleções traz a doença junto ao assunto "vírus", além deste, "artrópodes", "protozoários", "saúde e qualidade de vida" e "o ser humano e seu impacto sobre o ambiente" estabeleceram contextualizações com o tema analisado. a abordagem do tema dengue foi classificada em nove categorias de acordo com o enfoque predominante dado ao tema, a saber, "Aspectos etiológicos da dengue", "Aspectos da transmissão da dengue", "Aspectos biológicos do vetor da dengue", "Aspectos clínicos da dengue", "Aspectos geográficos da dengue", "Aspectos de prevenção da dengue", "Dengue e aspectos sobre saúde pública", "Dengue e outras doenças" e "Aspectos variados sobre a dengue". Esta pesquisa, ainda permitiu observar que as coleções, de um  modo geral, considerando o tema em questão e o procedimento da análise, condizem com o que propõe os PCNEM e com os critérios do Guia PNLD 2012, e permitem aos professores e alunos oportunidades para promover o aprendizado em Biologia, que também se utilize da educação em saúde, visando promover e manter a qualidade de vida tanto dentro como fora do ambiente escolar. Palavras-chave: Ensino de Biologia. Livro didático de Biologia. Educação em saúde.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Guimarães, Larissa Alves. O tema dengue no ensino médio: uma análise de conteúdo das coleções didáticas aprovadas pelo PNLD 2012. 2011. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2011) – Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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