Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O uso do design instrucional no desenvolvimento de curso a distância para professores da educação de jovens e adultos do SESI-CE

Autor(es):
Lima, Cleosanice Barbosa

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
A Educação a Distância (EaD) é vista como nova possibilidade de atendimento às necessidades de professores e alunos, particularmente alunos-trabalhadores, por ser mais flexível e respeitar a individualidade em uma dimensão bem maior do que o ensino presencial. A formação de professores para essa modalidade, no entanto, com especial destaque para o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), é o grande desafio que se impõe aos gestores educacionais, sobretudo os que atuam com a gerência de processos educacionais a distância. Nesse âmbito, o problema deste estudo foi assim definido: quais as contribuições de um curso a distância no uso de recursos da internet em educação sobre a prática pedagógica de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede SESI-CE que dele participaram? Este problema foi traduzido no seguinte objetivo geral: avaliar, com suporte na percepção dos docentes, as contribuições de um curso a distância no uso de recursos da internet em educação sobre a prática pedagógica de professores da EJA da Rede SESI-CE que dele participaram. Para alcançá-lo, foram definidos os objetivos específicos: a) conhecer as necessidades de formação dos professores de EJA da Rede SESI-CE no que se refere ao uso dos recursos da internet na educação b) desenvolver e implementar um curso a distância no uso de recursos da internet para atender às necessidades de formação dos professores c) analisar a percepção dos professores quanto às mudanças provocadas pelo curso em sua prática pedagógica d) propor diretrizes para formação dos professores de EJA da Rede SESI-CE no que se refere ao uso dos recursos da internet na educação. Com a intenção de atender o problema e os objetivos desta investigação, adotou-se como método de pesquisa o estudo de caso de um curso a distância sobre o uso do recurso fórum no ambiente Moodle, desenvolvido para professores de EJA do SESI-CE, utilizando o modelo ADDIE, ou seja, Analysis - Análise, Designer - Desenho, Development -Desenvolvimento, Implementation- Implementação e Evaluation- Avaliação. Conclui-se que o curso contribuiu para a ampliação do conhecimento e experiência dos professores para uso das TIC no processo de aprendizagem, uma vez que demonstraram vontade de realizar outros cursos sobre outras ferramentas e a distância, além de o recomendarem para os demais professores e alunos. Palavras-chave: Educação a distância. Formação de professores. Design instrucional.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Lima, Cleosanice Barbosa. O uso do design instrucional no desenvolvimento de curso a distância para professores da educação de jovens e adultos do SESI-CE. 2011. 111 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1