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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A promoção da saúde no cuidado integral ao adolescente no cotidiano escolar

Autor(es):
Rodrigues, Eduarda Maria Duarte

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
O estudo tem como objeto a análise do cuidado integral ao adolescente no cotidiano escolar. Parte-se da compreensão de que a escola é um espaço potencial para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde e de educação, nas quais os princípios da integralidade e intersetorialidade se efetivam por meio do Programa de Saúde Escolar (PSE) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Esta pesquisa contribui para refletir e repensar a Implementação da Promoção em Saúde no contexto da Educação em Saúde das escolas de ensino fundamental, a partir da análise crítica, fundamentada teoricamente sobre essa estratégia efetivada pelo Programa de Saúde Escolar (PSE) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF), realizada em três escolas do ensino fundamental do Município de Iguatu, do Estado do Ceara. Partindo da premissa de que no Município de Iguatu-Ce, há alguns anos vem implantando o modelo de vigilância em saúde, executando ações de promoção de saúde nas escolas deste município, buscou-se identificar ferramentas da educação em saúde e de outras tecnologias leves na Proposta do Programa de Saúde Escolar do referido Município, bem como verificar se as ações atendem aos princípios da integralidade e da intersetorialidade. A pesquisa fundamentou-se nos pressupostos da metodologia qualitativa, utilizando a técnica da entrevista semi-estruturada, através de um roteiro com perguntas abertas e fechadas, junto aos dois grupos de pesquisa, sendo 30 adolescentes e três coordenadores pedagógicos de três escolas do município. Como forma de corroborar com os resultados coletados pela entrevista realizou-se ainda a observação não participante, complementando como fonte secundária o documento do Projeto de Adesão do Município de Iguatu ao Programa Saúde Escolar. Entre os resultados da pesquisa a maior predominância recaiu sobre os adolescentes na faixa etária de 14 a 19 do sexo feminino, encontrando-se a maioria cursando o 8º e 9º ano do ensino fundamental. Com relação aos coordenadores, a pesquisa evidenciou que os três sujeitos pertenciam ao sexo feminino, situados na faixa etária entre 30 e 50 anos, com predominância na graduação em pedagogia, estando formadas entre 11 a 20 anos, apresentando um tempo de serviço bastante significativo de dez a 30 anos. O estudo evidencia que, embora os adolescentes entrevistados afirmaram não conhecer e ou não participar dos projetos desenvolvidos no Município, destacaram a necessidade da articulação efetiva entre as Secretarias de Saúde e de Educação. Alguns têm conhecimento das atividades já em desenvolvimento nos Projetos Adolescente para Adolescente, ABC da Saúde e Adolescência Saudável, que visam a formar multiplicadores de Educação em Saúde entre os adolescentes nas escolas públicas do Município e viabilizar atendimento ambulatorial diferenciado, uma vez por semana, em 22 UBSF. A execução desses projetos antecipa o que os adolescentes apontam como aspiração quanto ao acompanhamento integrado e intersetorial pelo Programa Saúde Escolar. Quanto aos coordenadores pedagógicos, eles expressavam a necessidade de articulação real entre as atividades da Educação e Saúde, entretanto ainda externam um entendimento de ações campanhista e voltadas para a atenção à doença dos adolescentes. Considerando a necessidade de assistência integral á saúde dos adolescentes e jovens, fortalecida pela implementação de ações intersetoriais, na prática de educação em saúde participativa e nas estratégias relacionais, imperioso se faz o surgimento de proposta de elaboração de políticas públicas integradas como as que se propõe o Programa de Saúde Escolar do Município de Iguatu, que compreende o espaço escolar como um instrumento para implementação da promoção de saúde, na expectativa emancipadora dos adolescentes iguatuense. Os resultados também demonstraram que a escola exerce grande influência na produção social da saúde, na medida em que os adolescentes ressoaram em várias questões da entrevista a predominância do modelo médico de saúde. Por esse motivo, a intersetorialidade com a escola torna-se relevante em razão do seu potencial transformador para uma aprendizagem compartilhada entre os vários agentes sociais da comunidade escolar. Por fim, apresenta-se como produto deste estudo a Oficina de Estudos sob o Título: A Promoção da Intersetorialidade entre a Saúde e a Educação: buscando o Cuidado Integral à Saúde do Adolescentes e Jovens Escolares. Enfim, espera-se que a aceitação desta proposta de oficina como um dos momentos para reflexão, estudo e trocas de experiências, entre os participantes de forma que subsidie uma gestão compartilhada do Programa de Saúde Escolar e assim, reduzindo a distância estre a saúde e a escola e consequentemente, a promoção do cuidado integral ao adolescente escolar em saúde participativa e relacional as ferramentas para o processo de interação da saúde com a educação como almeja o PSE do Município. Palavras-chave:Promoção em Saúde, Programa Saúde Escolar, Integralidade, Tecnologias Leves e Educação em Saúde.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Rodrigues, Eduarda Maria Duarte. A promoção da saúde no cuidado integral ao adolescente no cotidiano escolar. 2012. 138 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

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