Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Afetividade na relação professor-aluno: significados sob o olhar do professor do ensino médio

Autor(es):
Herculano, Márcia Cipriano

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
O trabalho consiste num relato de pesquisa do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual do Ceará e apresenta discussões sobre a afetividade na relação professor-aluno e seu significado sob o olhar do professor do Ensino Médio. O objetivo da pesquisa é conhecer qual o significado atribuído pelo professor a uma relação afetiva com os seus alunos, procurando identificar os fatores que atuam como facilitadores ou complicadores dessa relação. As obras de autores como Wallon, Vygotsky, Paulo Freire, Tardif e Lessard e Maria Cândida de Moraes, constituíram- e nas referências teóricas para a realização deste trabalho. Adotou-se o método de pesquisa interventivo, utilizando-se a abordagem qualitativa e o paradigma interpretativo para a sua análise. A coleta de dados foi realizada através das seguintes técnicas: Encontros Formativos e entrevistas semiestruturadas com um grupo de professores do Ensino Médio de uma escola da rede pública Estadual do Ceará, localizada em Fortaleza. A análise dos dados adotou como referência a análise categorial temática da qual emergiram três categorias que foram discutidas no âmbito desse estudo: “Os professores: escolhas e formação pessoal e profissional”, “O papel do professor na construção de uma relação humanizada” e “A docência como um trabalho interativo e afetivo”. A realização desse trabalho nos permitiu encontros riquíssimos com os pensamentos e sentimentos dos nossos pesquisados. Estarmos em contato com os professores num formato de pesquisa desse nível nos favoreceu um aprendizado não só objetivo e valioso sobre o tema trabalhado, mas também nos possibilitou identificar nos gestos, nas palavras e em todo movimento corporal cada resposta às nossas suposições teóricas colocadas no processo de investigação. Identificamos, a partir dessas vivências, a insatisfação da maioria dos professores em relação à sua profissão, além do fato de que pouco aprenderam em sua formação sobre como manter uma relação afetiva com seus alunos. Eles consideram que são explorados e desvalorizados pelos alunos e pela sociedade e que não têm papéis bem definidos dentro da escola. Concluímos que há uma carência de uma reflexão afetiva na formação docente e que os professores se reconhecem humanos em um contexto desumanizado. Observou-se, ainda, em seus discursos, que tais queixas provocam afetos negativos que influenciam a relação entre eles e os discentes. Os professores demonstraram necessidade e interesse de serem ouvidos e de expressarem seus conflitos e aprenderem novas estratégias para melhor se relacionar com os alunos. A partir dos resultados alcançados, pode-se conceber a dimensão relacional como um tema imprescindível a ser tratado na formação do professor. A maioria dos professores relatou que seu papel é o de formar e cuidar do aluno. No que se refere à afetividade, afirmaram sua importância dizendo que os ajuda a construir uma relação positiva e harmoniosa com seus alunos. No entanto, constatamos que muitos professores têm dificuldade de conciliar afetividade e rigor. Concluímos a nossa investigação certos de que a afetividade é um ingrediente importante e que contribui para o desenvolvimento dos educadores e educandos no processo ensino-aprendizagem. Palavras chave: Afetividade, relação professor-aluno, professor do ensino médio, formação docente.

Abstract:
This work is a research report of the Academic Master’s Degree in Education of Universidade Estadual do Ceará and presents discussions about affection in the teacher-student relationship and its meaning under the view of the High School teacher. This research’s goal is to find out the meaning assigned by the teacher to an affective relationship with his students, trying to identify the facilitators and complicating factors in it. Works from such authors as Wallon, Vygotsky, Paulo Freire, Tardif and Lessard and Maria Cândida de Moraes were part of the theoretical underpinnings in the realization of this work. It was adopted the interventive research method, using the qualitative approach and the interpretative paradigm in the data analysis. Data collection was performed through the following techniques: Formative Encounters and semi-structured interviews with a group of High School teachers of a Ceará’s state school, located in Fortaleza. It was adopted as reference, in data analysis, the thematic categorical analysis from which emerged three categories that were discussed in this study: “The teacher: their choices and their personal and professional education”, “The teacher’s role in the construction of a humanized relationship” and “The teaching as an affective and interactive work”. The realization of this work has taken us to very rich encounters with our respondents’ thoughts and feelings. Being in touch with the teachers in this research format has favored us not only valuable and objective knowledge, but also allowed us to identify in gestures, words and body language the answers to all our theoretical assumptions. We identified, from these experiences, the great dissatisfaction of the majority of the teachers about their profession, besides the fact that they had learned very few about how to maintain an affective relationship with their students. They feel exploited and undervalued by society and students and feel that they don’t have well-defined roles within the school. We concluded that there is a lack of affective reflection on teacher training and that teachers consider themselves humans in a dehumanized context. It was also observed, in their speeches, that such claims provoke negative affections which influence the relationship between them and their pupils. Teachers demonstrated need and interest to  be heard and to express their conflicts and learn new strategies to relate better to students. From the results, we can conceive the relational dimension as a vital issue to be addressed in teacher education. Most teachers reported that their role is to train and care for the students. Regarding the affection, they confirmed its importance saying it helps them to construct a positive and harmonious relationship with their students. However, we found that many teachers have trouble to balance affection and rigor. We concluded our investigation certainthat the affection is an important ingredient and that it contributes to the development of educators and students in the teaching-learning process. Key words: Affection, Teacher-student relationship, High School teacher, Teacher education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Herculano, Márcia Cipriano. Afetividade na relação professor-aluno: significados sob o olhar do professor do ensino médio. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1