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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O impacto da auditoria de enfermagem no ambiente de trabalho

Autor(es):
Romcy, Helena Maria

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
Estudo descritivo, retrospectivo de natureza exploratória realizado com o objetivo de identificar o impacto da Auditoria de Enfermagem no ambiente de trabalho. O método utilizado foi a pesquisa de revisão bibliográfica. No presente trabalho se demonstrou que atualmente ainda existe a idéia equivocada de que a auditoria de enfermagem é aquela relacionada a atividades estritamente burocráticas, de cunho contábil e financeiro. Auditoria de enfermagem é a avaliação sistemática da qualidade da assistência prestada ao cliente pela análise dos prontuários, acompanhamento do cliente in loco e verificação da compatibilidade entre o procedimento realizado e os itens cobrados na conta hospitalar, visando garantir justa cobrança e pagamento adequado. Há uma correlação positiva entre os registros e a qualidade do cuidado. Assim, podem-se avaliar os cuidados de enfermagem por meio de registros, os quais refletem a qualidade da assistência de enfermagem. Destaca a importância de um relatório de enfermagem completo que mostre a toda a equipe os cuidados dispensados ao paciente e a seu estado servindo, de documento legal e de meio de comunicação entre equipes indicando a prestação de cuidados e as reações do paciente. É esse o meio de que se dispõe para controle e avaliação da assistência prestada. Como resultado do trabalho foi possível constatar que a prática da auditoria de enfermagem pode se constituir em uma intervenção de relevância, que vá além da função contábil e financeira, estando inserida em uma política e num contexto de organização de saúde cuja finalidade mostre o que se espera desta prática, tal como a contribuição para a qualidade da assistência de enfermagem e a atenção à saúde da população. Também ressalta que os registros de enfermagem carregam a maior parte da responsabilidade pelo pagamento por materiais, medicamentos, procedimentos diversos e uma infinidade de serviços. Por conta das inconsistências, ilegibilidades e subjetividade quase sempre presentes nas anotações, o orçamento das instituições de saúde é afetado de forma significativa pois aquelas são elementos geradores de glosas. Conclui que a auditoria pode ser considerada um elemento essencial para mensurar a qualidade da assistência de Enfermagem, oferecendo subsídios aos profissionais para orientar suas atividades, estimulando a reflexão individual e coletiva e nortear o processo de educação permanente. Palavras-chave: Auditoria de Enfermagem. Anotações de Enfermagem. Auditoria em Saúde. Qualidade da Assistência à Saúde. Impacto no Trabalho.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Romcy, Helena Maria. O impacto da auditoria de enfermagem no ambiente de trabalho. 2011. 110 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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