Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação de formadores: uma experiência no curso de administração na modalidade a distância

Autor(es):
Forte, Vanessa de Carvalho

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
O curso de graduação em Administração a Distância – ADM/EaD da Universidade Estadual do Ceará – UECE é considerado um projeto piloto na UECE por ter sido a primeira graduação semi presencial implantada na universidade. Abrange seis municípios do Ceará a partir do convênio firmado entre a UECE e a Universidade Aberta do Brasil – UAB. Para tanto é mister conhecer a formação dos agentes que atuam nesse curso e que estão mediando o aprendizado dos educandos. A presente dissertação se desenvolveu em torno dessa temática utilizada a estratégia de abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso. O objetivo da pesquisa consiste em analisar o processo formativo e metodológico dos formadores que atuam no Curso ADM/EaD–UECE em consonância as exigências e necessidades propostas pelo curso em seu Projeto Político Pedagógico. O arcabouço teóricometodológico está constituído dos escritos dos autores diversos que tratam da utilização da EaD aliada à prática pedagógica e desenvolvimento da formação dos formadores. Ao abordar temas como a história da EaD e formação de formadores, realizamos uma revisão bibliográfica envolvendo diferentes pensadores, mas, em particular utilizamos as obras de Maria Luiza Belloni, José Armando Valente e Selma Garrido, em razão do trabalho desenvolvido. As técnicas utilizadas para a realização da investigação da dissertação consistiram nas observações e entrevistas, acompanhadas da análise dos documentos pedagógicos. O estudo demonstrou que a utilização da EaD permitiu a formação em serviço para profissionais que não tinham acesso ao ambiente acadêmico. Os resultados da análise das observações e entrevistas demonstraram que a formação dos formadores compõe um processo indispensável e as pesquisas realizadas no decorrer do estudo revelaram as vantagens e as limitações decorrentes da necessidade da formação reflexiva e continuada dentro do processo educativo. Palavras chaves: Formação de formadores. Educação a Distância. Universidade Aberta do Brasil.

Abstract:
The Business Administration graduation course in distance - ADM/EaD of Universidade Estadual do Ceará - UECE is considered a pilot project in this university because it has been the first distance graduation implanted in the university. It comprises six cities of Ceará from the firmed agreement between UECE and Open University of Brazil - UAB. Because of this there is the necessity to know the formation of the agents who act in this course and that they are mediating the learning of the pupils. The present dissertation was developed around this subject, using the strategy of qualitative approach using the case study type.The purpose of the research consists in analyzing the formative and methodological process of the educators that act in the ADM/EaD-UECE Course according to the requirements and necessities proposed by the course in its Pedagogical Political Project. The methodological theoretical is constituted of the writings of the diverse authors who deal with the use of the practical allied EaD to the pedagogical one and development of the formation of the educators. When approaching subjects such as the history of the EaD and formation of educators, we make a bibliographical revision involving different thinkers but particularly we use the studies of Maria Luiza Belloni, Jose Armando Valente, Selma Garrido, because of the developed work. The techniques used for the accomplishment of the investigation of the essay consisted of the comments and interviews, followed by the analysis of pedagogical documents. The study demonstrated that the use of the EaD allowed the formation in service, for professionals who did not have access to the academic environment. The results of the analysis of the comments and interviews demonstrated that the formation of educators is essential in the process and the research done revealed the advantages and the limitations of the necessity of the reflection and continued formation of the educational process. Key words: Formation of educators. Distance Education. Open University of Brazil

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Forte, Vanessa de Carvalho. Formação de formadores: uma experiência no curso de administração na modalidade a distância. 2010. 86 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 23 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1