Formação e prática de professores do curso de licenciatura em pedagogia a distância da UAB/UECE
Autor(es):
Sales, Viviani Maria Barbosa
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2011
Resumo:
Atualmente a modalidade de Educação a Distância (EaD) apresenta ampla expansão e ocupa
grande espaço nas políticas públicas para o ensino superior, com destaque na formação de
professores. Este fato realimentou a discussão sobre essa temática. Para atuar na EaD, os
papéis a serem exercidos pelo professor se multiplicam e novas competências e habilidades
lhes são requeridas. Neste contexto, estar preparado para lidar pedagogicamente com as
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) torna-se indispensável. No entanto, os
cursos de formação, muitas vezes, não problematizam, nem sequer utilizam as tecnologias em
suas práticas. É nesse cenário que se insere a presente pesquisa, tendo como objetivo geral:
analisar a relação entre a formação para o exercício da docência em EaD e a prática dos
professores nos cursos de Licenciatura em Pedagogia da UAB/UECE. Este objetivo de caráter
mais amplo foi diluído nos seguintes objetivos específicos: identificar qual a formação dos
professores que atuam no curso de Licenciatura em Pedagogia da UAB/UECE; conhecer qual
a prática dos professores no curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, as dificuldades e
as estratégias de enfrentamento desenvolvidas nesse contexto de exercício docente; analisar a
relação entre a formação e a prática dos professores para a docência de cursos a distância; e
propor diretrizes para o aperfeiçoamento da formação de professores em EaD. Como aporte
metodológico, o caminho percorrido assentou-se no paradigma interpretativo. Foi dada ênfase
na abordagem quantitativa, por meio da utilização do método de pesquisa survey. Uma
amostra aleatória estratificada de 47 docentes do curso de Pedagogia da UAB/UECE foi
selecionada, abrangendo professores formadores, professores autores/conteudistas e tutores
presenciais e a distância. O instrumento utilizado foi um questionário composto por perguntas
abertas e fechadas, disponível no programa para aplicação de questionários eletrônicos online
LimeSurvey. O link para acesso ao questionário foi enviado aos participantes por e-mail. Para
a análise dos itens fechados do questionário, foi empregado o software de análise de dados
estatísticos SPSS. Nos itens abertos, fez-se uso da análise de conteúdo clássica. Os resultados
evidenciam que ainda há um grande numero de docentes sem formação específica em EaD
para atuar no curso de Pedagogia da UAB/UECE. A formação para a EaD oferecida pela
UAB/UECE não tem atendido plenamente às necessidades formativas dos docentes. As
dificuldades enfrentadas pelos docentes estão nos aspectos de ordem estrutural do curso
como, por exemplo: falta de material básico para os alunos (módulo) e de equipamento para
ministrar algumas aulas (datashow); falta de apoio da coordenação geral; aspectos de ordem
financeira (atraso no pagamentos de diárias e bolsas), entre outros. Também foram ressaltados
aspectos relacionados à pouca formação para EaD por parte do docente, a não integração
entre os profissionais envolvidos no processo, o pouco tempo para as aulas presenciais,
dificuldades em motivar os alunos a permaneceram no curso e de acesso à internet por parte
destes e, ainda, o baixo nível de domínio do uso do computador associado ao baixo nível
intelectual dos alunos. Para superar as dificuldades encontradas, os docentes apresentaram
basicamente, como estratégia, as experiências acumuladas em sua atuação profissional no
ensino presencial. Com o desejo de contribuir propositivamente para o aperfeiçoamento da
formação de professores em EaD, há diversas sugestões: oferta de mais formação na área das
TICs e da EaD, tanto em cursos de extensão como em cursos de graduação e pós-graduação;
exigência quanto à formação em EaD para atuar nos cursos a distância; e existência de
momentos de estudos e trocas de experiências favorecidos pelo curso da UAB/UECE.
PALAVRAS-CHAVE: Educação a distância; Formação de professores; Tecnologias de
informação e comunicação; UAB.
Abstract:
Currently the modality of Distance Education (DE) presents a wide spread and occupies a
significant place in public politics for higher education, especially in teacher training. This
fact fed back to discussion on this topic. To work in DE, the roles to be exercised by the
teacher and multiply them new skills and abilities are required. In this context, be prepared to
deal pedagogically with the Information and Communication Technologies (ICTs) becomes
indispensable. However, training courses, often do not problematize or even use technologies
in their practices. It is this scenario that fits this topic, the overall objective: to analyze the
relationship between training for the teaching profession in DE and practice courses in
teachers' Graduation in Pedagogy from UAB/UECE. The purpose of broader character was
diluted in the following specific objectives: to identify what training teachers who work in the
Graduation in Pedagogy from UAB/UECE; know what the practice of teachers in Graduation
in Pedagogy in the distance, the difficulties and coping strategies developed in the context of
teaching practice, to analyze the relationship between training and practice of teachers to
teach the distance courses, and propose guidelines for the further training of teachers in DEAcompa As a methodological contribution, the path sat on the interpretive paradigm. Emphasis was
placed on a quantitative approach, by using the method of survey research. A random sample
of 47 teachers in the Pedagogy course of UAB/UECE was selected, including teacher trainers,
teachers authors/content and tutors and distance. The instrument used was a questionnaire
consisting of open and closed questions, available in the program for application of electronic
questionnaires online LimeSurvey. The link to access the questionnaire was sent to
participants by e-mail. For the analysis of closed items of the questionnaire, we used analysis
software SPSS statistical data. In the open items, was made use of classical content analysis.
The results show that there is still a large number of teachers without specific training in DE
to serve on the course Pedagogy of UAB/UECE. Training for DE offered by UAB/UECE has
fully met the training needs of teachers. The difficulties faced by teachers are in the structural
aspects of the course such as: lack of basic material for students (module) and equipment to
teach some classes (datashow), lack of support from the general coordination; aspects of
financial (delay in payments daily and bags), among others. Were also highlighted issues
related to poor training for DE by the teacher, the lack of integration among the professionals
involved in the process, little time for presence class, difficulties in motivating students to
stay the course and access to the internet these and also the low level domain of computer use
associated with low intellectual level of students. To overcome the difficulties, the teachers
presented primarily as a strategy, the experiences gained in their professional activities in
presence course. With the desire to contribute with proposals for further training of teachers
in DE, there are several suggestions: offering more training in the field of ICTs and DE, both
in extension courses and in undergraduate and graduate students; requirement as to training to
work in DE distance learning courses, and there are moments for study and exchange
experiences favored by the course of UAB/UECE.
KEYWORDS: Distance education, Teacher training, information and communication
technologies; UAB.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Sales, Viviani Maria Barbosa. Formação e prática de professores do curso de licenciatura em pedagogia a distância da UAB/UECE. 2011. 157 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024
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