Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Feira dos pesos: análise de um objeto de aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento algébrico

Autor(es):
Vieira, Márcia Maria Siqueira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
O estudo faz a análise de um objeto de aprendizagem voltado para o desenvolvimento do pensamento algébrico. A pesquisa foi realizada com dez alunos da 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Fortaleza. Os procedimentos metodológicos contaram com pesquisa bibliográfica e de campo. Foi aplicado o Objeto de Aprendizagem ''Feira dos pesos'', como objetivo de analisar a contribuição desse software para o desenvolvimento do pensamento algébrico. O Objeto de Aprendizagem escolhido consta de representações gráficas virtuais que simulam uma balança de dois pratos e tem como objetivo introduzir conceitos algébricos nas séries iniciais do Ensino Fundamental, seriar pesos desconhecidos e fazer comparações. Os resultados demonstraram que os colaboradores utilizaram estratégias aleatórias de tentativa e erro, tentativa de comparação, selecionando um peso com os demais e a de observação de registros das tentativas, pelo recurso chamado de histórico. Em todas as formas utilizadas, buscou-se a resolução dos problemas apresentados para a organização da sequência requerida pelo Objeto. Esses procedimentos revelam a relevância da proposta do Objeto em análise na promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Concluiu-se que o Objeto analisado proporciona experiência virtual de situações algébricas, como noções de grandeza, comparação, ordenação e sequência lógica, compondo uma oportunidade para criar estratégias em ritmos próprios. Palavras-Chave: Objetos de Aprendizagem. Matemática. Álgebra. Pensamento Algébrico.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Vieira, Márcia Maria Siqueira. Feira dos pesos: análise de um objeto de aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento algébrico. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1