Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Mudança dêitica e persuasão: a organização dêitica do texto por alunos do 6º ano na transformação do discurso informativo em persuasivo

Autor(es):
Cruz, Carlos Eduardo Ferreira da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
Este trabalho investigou as estratégias empregadas por estudantes de língua portuguesa ao manipular a dêixis em um texto persuasivo. Tomando como base os pressupostos da Teoria da Mudança Dêitica (Deictic Shift Theory – DST) (ZUBIN, HEWITT, 1995; SEGAL, 1995) e, mais especificamente, o trabalho de Hosenfeld, Duchan e Higginbothan (1995), que estudou a marcação da mudança dêitica em textos de estudantes de Inglês como segunda língua, a presente pesquisa objetivou observar esse mesmo fenômeno em textos produzidos em língua materna por estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola de Fortaleza. Para tanto, realizou-se um experimento que constou de duas etapas. Na primeira delas, os alunos foram orientados a produzir um texto persuasivo tomando por base as informações veiculadas em um texto informativo. A hipótese adotada foi a de que os alunos, redatores ainda em formação, demonstrariam dificuldade na manipulação das formas linguísticas para marcar a nova organização dêitica do discurso. Analisados os 51 (cinquenta e um) textos produzidos nessa primeira etapa, procedeu-se à segunda etapa, uma entrevista com quatro dos autores dos textos. Durante a entrevista, esses quatro alunos foram questionados acerca da marcação da mudança dêitica em seus textos e, a partir desses questionamentos, foram incentivados a reformulá-los. Os resultados da análise dos dados mostram que, de um modo geral, os alunos dispensaram alguma atenção à invocação da audiência, expressando isso por meio do uso de dêiticos pessoais e/ou outras expressões referenciais, além de marcas dêiticas temporais e espaciais para situar o leitor na cena enunciativa. Por outro lado, revelaram também que esse conhecimento ainda não está consolidado, o que aponta para a necessidade de os alunos se exporem mais e de forma produtiva à leitura/produção de textos persuasivos, a fim de aperfeiçoarem sua escrita. Palavras-chave: Dêixis. Mudança Dêitica. Persuasão. Produção escrita.

Abstract:
In this present work, we investigated the strategies used by Brazilian students to manipulate deictic elements in a persuasive text. We used the Deictic Shift Theory (DST) as our basis (ZUBIN, HEWITT, 1995; SEGAL, 1995), mainly focusing on the works of Hosenfeld, Duchan e Higginbothan (1995), searchers who have studied the occurrence of deictic shifting on texts produced by students of English as Second Language. In this sense, the present research aimed at investigating this phenomenon on texts produced by elementary school aged students (6th level) in a public school in Fortaleza, Ceará. In this research, we went through an experiment which was divided in two phases. In the first one, the students were asked to write a persuasive text taking the informational data from an informative text. The hypothesis was the students in the beginning level of writing proficiency would show difficulties to manipulate the new deictic elements to improve the new deictic organization of their texts, fifty one texts were observed in this phase. In the second stage, four students were interviewed, they were asked about the marks of deictic shifting in their texts and based on the comments they were motivated to rewrite theirs texts. The results which we came through revealed in a general sense that students were aware of the importance of the audience, what was demonstrated by the uses of personal deixis, referential expressions, time and space deictic marks to situate the reader in the context of enunciation scene. On the other hand, the data also revealed students‘ awareness on those elements is not consolidated, situation which points out the pupils‘ necessity to be exposed to reading/writing persuasive texts in order to develop their writing skills. Key-words: Deixis. Deictic Shift. Persuasion. Textual Production.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Cruz, Carlos Eduardo Ferreira da. Mudança dêitica e persuasão: a organização dêitica do texto por alunos do 6º ano na transformação do discurso informativo em persuasivo. 2011. 139 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1