Mudança dêitica e persuasão: a organização dêitica do texto por alunos do 6º ano na transformação do discurso informativo em persuasivo
Autor(es):
Cruz, Carlos Eduardo Ferreira da
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2011
Resumo:
Este trabalho investigou as estratégias empregadas por estudantes de língua portuguesa ao
manipular a dêixis em um texto persuasivo. Tomando como base os pressupostos da Teoria da
Mudança Dêitica (Deictic Shift Theory – DST) (ZUBIN, HEWITT, 1995; SEGAL, 1995) e,
mais especificamente, o trabalho de Hosenfeld, Duchan e Higginbothan (1995), que estudou a
marcação da mudança dêitica em textos de estudantes de Inglês como segunda língua, a
presente pesquisa objetivou observar esse mesmo fenômeno em textos produzidos em língua
materna por estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola de Fortaleza. Para
tanto, realizou-se um experimento que constou de duas etapas. Na primeira delas, os alunos
foram orientados a produzir um texto persuasivo tomando por base as informações veiculadas
em um texto informativo. A hipótese adotada foi a de que os alunos, redatores ainda em
formação, demonstrariam dificuldade na manipulação das formas linguísticas para marcar a
nova organização dêitica do discurso. Analisados os 51 (cinquenta e um) textos produzidos
nessa primeira etapa, procedeu-se à segunda etapa, uma entrevista com quatro dos autores dos
textos. Durante a entrevista, esses quatro alunos foram questionados acerca da marcação da
mudança dêitica em seus textos e, a partir desses questionamentos, foram incentivados a
reformulá-los. Os resultados da análise dos dados mostram que, de um modo geral, os alunos
dispensaram alguma atenção à invocação da audiência, expressando isso por meio do uso de
dêiticos pessoais e/ou outras expressões referenciais, além de marcas dêiticas temporais e
espaciais para situar o leitor na cena enunciativa. Por outro lado, revelaram também que esse
conhecimento ainda não está consolidado, o que aponta para a necessidade de os alunos se
exporem mais e de forma produtiva à leitura/produção de textos persuasivos, a fim de
aperfeiçoarem sua escrita.
Palavras-chave: Dêixis. Mudança Dêitica. Persuasão. Produção escrita.
Abstract:
In this present work, we investigated the strategies used by Brazilian students to manipulate
deictic elements in a persuasive text. We used the Deictic Shift Theory (DST) as our basis
(ZUBIN, HEWITT, 1995; SEGAL, 1995), mainly focusing on the works of Hosenfeld,
Duchan e Higginbothan (1995), searchers who have studied the occurrence of deictic shifting
on texts produced by students of English as Second Language. In this sense, the present
research aimed at investigating this phenomenon on texts produced by elementary school
aged students (6th level) in a public school in Fortaleza, Ceará. In this research, we went
through an experiment which was divided in two phases. In the first one, the students were
asked to write a persuasive text taking the informational data from an informative text. The
hypothesis was the students in the beginning level of writing proficiency would show
difficulties to manipulate the new deictic elements to improve the new deictic organization of
their texts, fifty one texts were observed in this phase. In the second stage, four students were
interviewed, they were asked about the marks of deictic shifting in their texts and based on the
comments they were motivated to rewrite theirs texts. The results which we came through
revealed in a general sense that students were aware of the importance of the audience, what
was demonstrated by the uses of personal deixis, referential expressions, time and space
deictic marks to situate the reader in the context of enunciation scene. On the other hand, the
data also revealed students‘ awareness on those elements is not consolidated, situation which
points out the pupils‘ necessity to be exposed to reading/writing persuasive texts in order to
develop their writing skills.
Key-words: Deixis. Deictic Shift. Persuasion. Textual Production.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Cruz, Carlos Eduardo Ferreira da. Mudança dêitica e persuasão: a organização dêitica do texto por alunos do 6º ano na transformação do discurso informativo em persuasivo. 2011. 139 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 19 de setembro de 2024
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